segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Região Centro | Alimentação saudável



ARS Centro celebra protocolo com 9 municípios da região.
Nove municípios da região Centro formalizam esta quarta-feira, dia 6 de dezembro de 2017, em Coimbra, a sua adesão ao Programa Regional de Promoção da Alimentação Saudável da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

Depois da Câmara Municipal de Penacova, que assinou o protocolo de cooperação com a ARS no Dia Mundial da Alimentação, assinalado a 16 de outubro, é agora a vez das câmaras de Montemor-o-Velho, Estarreja, Oliveira do Bairro, Belmonte, Covilhã, Fundão, Vila-de-Rei, Proença-a-Nova e Oleiros aderirem ao programa. O ato decorre pelas 15 horas, na sede da ARS do Centro.

O protocolo de cooperação a assinar, que tem como objetivo a articulação entre as entidades no que respeita a questões com implicação na saúde dos munícipes, em particular da comunidade escolar, facilitará a implementação de estratégias de intervenção comunitária, concretamente nos consumos alimentares de sal, açúcar, gorduras, fibras alimentares e água, bem como na prática da atividade física.

Os projetos consignados no âmbito do protocolo são os seguintes: 

-Minorsal.saúde, que visa essencialmente baixar as taxas de mortalidade específica das doenças cárdio e cerebrovasculares da Região Centro, apresentando um horizonte temporal até 2020, alicerçando-se nos projetos «pão.come» e «sopa.come»; 
-Vending.saúde, que visa melhorar a oferta alimentar das máquinas de venda automática; 
-Tãodoce.não, cujo objetivo operacional é promover a diminuição do consumo de açúcares de absorção rápida na população da região Centro, nomeadamente intervindo nas indústrias de pastelaria e similares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário