quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Chefe do Exército processado # PGR no limbo, só queria um mandato

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
 
Ora viva!
A noite foi descansada?
Vamos às notícias, que o dia promete ser cheio:

Steve Bannon foi demitido do 'Breitbart News'. O principal estratega da campanha de Donald Trump e antigo conselheiro da Casa Branca, Steve Bannon, deixou o site Breitbart News, órgão da chamada alt-right norte-americana, onde desempenhava o cargo de director-executivo desde 2012. A culpa é do livro mais polémico do ano - e da fúria dos investidores pró-Trump.
Trump vai facilitar a utilização de armamento nuclear - dando mais um sinal da predisposição do Presidente para entrar num conflito com a Coreia do Norte. A chamada "revisão da postura nuclear" foi preparada no Pentágono - e vai ser apresentada até ao fim do mês, revela ao The Guardian um ex-assessor de Obama.
A UE avisou as empresas britânicas para a consequência de um não acordo. A expressão usada no memorando revelado pelo Financial Times é "shut down" - e traduz-se por "fim automático das licenças de operação" no mercado único. As companhias aéreas e as farmacêuticas estão entre as principais prejudicadas.
Chegaram dois prémios para Portugal: se em Las Vegas ficámos em 13º na lista dos mais inovadores do mundo, no Futsal Ricardinho voltou a ser o melhor do mundo, pela quinta vez (como Ronaldo) - e agradeceu com cinco vezes "obrigado". 

O que marca o dia

O director do curso de Comandos processou o chefe do Exército, por ter ignorado uma denúncia sobre o curso em que morreram dois recrutas. A queixa-crime foi entregue na PGR, conta na nossa manchete a Ana Dias Cordeiro.
Falando na PGR, uma novidade: Joana Marques Vidal assumiu o seu mandato como único. Foi há quase dois anos, num discurso feito em Cuba - que a Ana Henriques desenterrou agora. Mas a procuradora-geral não diz se mantém a ideia de sair em Outubro. E, ao que diz o Expresso, Marcelo não só não gostou do que disse o Governo, como espera explicações
Certo, nesta polémica, é que a Constituição permite a renovação do mandato - mesmo que António Costa tenha adiado a decisão, explica a São José Almeida. A ex-ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, atira-se à "falta de sentido de Estado". Para mim, o mais significativo é não ter ouvido um elogio, nem um "obrigado".
No nosso destaque de hoje, contamos-lhe mais: os seis anos de "Joaninha" sem medo na PGR, os oito grandes processos pendurados - com uma PGR no limbo. E abreve história dos procuradores-gerais, os que duraram um mandato e os que ficaram mais tempo.

Do Montepio vêm números preocupantes: os levantamentos na Associação Mutualista passam já os mil milhões, diz-nos a Cristina Ferreira, acrescentando que desde 2014 que o saldo entre receitas e encargos é negativo. O Provedor da Santa Casa, que está convencido a investir, explica hoje porquê aos deputados. António Costa já está (convencido).
Falando na banca, há mais um alerta: a perda de 489 milhões na liquidação do Banif que o sector pode ter que registar (no Negócios). E uma garantia: se houver mais perdas com o Novo Banco, é o Estado que paga ao Fundo de Resolução (noEco).
Para os pensionistas também não há boas notíciaso valor mensal das pensões vai cair entre 2% e 3% a partir de agora, mesmo com aumentos e menos IRS. O problema está no fim do pagamento do subsídio de Natal em duodécimos, explica o Negócios.
O Bloco fez o que se esperava: entregou na AR um projecto revertendo as medidas da troika na lei do trabalho, diz a TSF. O que não se espera é a abertura do Governo para o aceitar. Ou haverá? 
E na Saúde? Só problemas: depois de Costa admitir "momentos de ruptura" no SNS, contamos-lhe hoje que 80 médicos já se protegeram contra falta de meios no sistema público.
No Superior houve mais uma tentativa: os reitores foram chamados para uma reunião de urgência com o ministro e saíram de lá "confiantes".
O Governo põe pressão sobre os autarcasquem falhar na limpeza de matoseste ano terá redução na transferência de verbas, recorda o JN.
Os autarcas puseram pressão sobre os CTT. Com António Costa a dizer-se de "mãos atadas", agora o alvo é o regulador.
A Altice começa a desfazer-se de activos: sob pressão dos mercados, a empresa admite a venda de torres de telecomunicações em Portugal. Mas mantém o interesse na TVI.
À SIC foi Santana Lopes. Na entrevista de fim de campanha, o candidato ao PSDchamou de "anedota" a última declaração de Rui Rio. Mas há um vídeo a circular, bem mais divertido, a persegui-lo, descobriu o Observador.

Leituras do Mundo   

1. Oprah a Presidente: a América está a enlouquecer ou a ganhar juízo? A avaliar pela reacção pública, o discurso dos Globos de Ouro galvanizou o eleitorado americano para uma hipotética candidatura à presidência da famosa apresentadora de televisão. Pergunta: como pode isto acontecer? Resposta: a América, cada vez mais, enterra a política no espectáculo. E ainda na ressaca da vitória de Trump, já quer ver um duelo entre duas grandes celebridades.
2. Itália: eleições de risco no país que é o elo fraco do euro. O Presidente italiano convocou eleições e a Europa voltou a tremer. Já há cenários que se podem dar como impossíveis, como uma vitória do centro-esquerda, e também cenários quase seguros, como a vitória de Berlusconi (ele mesmo). O que não se sabe é com que aliados — se de direita, se de esquerda. A única coisa certa no horizonte parece ser a palavra mais temida: a ingovernabilidade. A análise é do nosso Jorge Almeida Fernandes.
3. Como a capital financeira alemã está a aproveitar o Brexit. Frankfurt, sede do BCE e dos grandes bancos alemães, está a conseguir posicionar-se como a grande vencedora do Brexit, recebendo os bancos internacionais saídos de Londres. Mas, se os trunfos são muitos, também já há problemas à vista, explica o Sérgio Aníbal.

A agenda do dia

O sucessor de Santana na Santa Casa vai explicar ao Parlamento o porquê da entrada no capital do Montepio - que tanta polémica tem levantado. Mas o provedor Edmundo Martinho tem a concorrência de dois governantes na Assembleia: Mário Centeno vai falar do Novo Banco; e o secretário de Estado do Ambiente sobre a ideia de perdoar multas à Uber e Cabify. António Costa ouvirá tudo ao longe: o primeiro-ministro vai a Itália, participar na 4.ª Cimeira dos Países do Sul da União Europeia.
Mais longe, Emmanuel Macron termina a sua visita à China. Enquanto, na África do Sul, o ANC decide sobre a destituição do Presidente Jacob Zuma, acusado de pagar obras na residência particular com dinheiro público.
No desporto, o que conta mais para nós, portugueses, é o grande prémio do Futsal:Ricardinho será o melhor do mundo? Mas também regressa a Taça de Portugal, com o Sporting a tentar a passagem às meias-finais. Mas à noite a concorrência é forte: vem aí o segundo derby Santana-Rio, antes do terceiro - que é amanhã nas rádios. 
Se quiser divertir-se antes, passe os olhos por esta notícia do Inimigo Público:comprimidos que Santana receitou a Rio para a azia são os que ele tomou quando foi despedido por Sampaio. Se preferir uma a chatear Rui Rio também há. Ou Mário Centeno. Ou António Costa, por causa da PGR. Se não fosse mentira....
Isto, pelo menos, não será mentira: nós ficaremos por aqui, a fazer-lhe companhia. 
Ponha um sorriso, tenha um dia bom. Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário