terça-feira, 13 de março de 2018

360º- 5 anos de Papa Francisco (e como foi o retiro com ele); a polémica de Barreiras Duarte (que mentiu também na tese de mestrado); e Markl às 12h00

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o caso Feliciano Barreiras Duarte teve desenvolvimentos. O novo secretário-geral do PSD também mentiu na tese de mestrado ao identificar-se como investigador convidado na Universidade da Califórnia. "É grave", diz um membro do júri. "Nunca precisei de Berkeley para nada", contesta o dirigente social-democrata. Já a professora portuguesa confirma que Barreiras Duarte nunca apresentou trabalhos académicos, mas não esclarece a polémica da existência de um documento forjado.
 
Nos EUA, os republicanos do comité do Congresso ilibaram Trump de conluio com os russos nas eleiçõesAs boas novas acabam aqui, porque em Austin, nos Texas, dois pacotes-bomba causam um morto e dois feridosÉ o segundo ataque do género em duas semanas e polícia suspeita de motivos racistas.

Já a crise diplomática entre o Reino Unido e a Rússia agravou-seTheresa May disse ser “altamente provável” que Moscovo tenha envenenado o ex-espião russo e admitiu tomar "medidas".

Por cá, no negócio Montepio, houve uma reviravolta. Agora, segundo o Eco, à Santa Casa juntam-se outras instituições de solidariedade social para ficar com 2% do banco por 50 milhões de euros (são as IPSS a entrar na banca). Já a Mutualista teve uma outra ajuda: créditos fiscais de 809 milhões para ter capitais próprios positivos.

O Sporting venceu o Desp. Chaves com um bis de Bas Dost e ficou a cinco pontos do FC Porto e a três do Benfica. A uma equipa com seis lesionados e dois castigados, juntou-se a perda de Bruno César, o que fez o Bruno Roseiro recordar, na crónica, a velha máxima de António Oliveira, 36 anos depois. Naquela que foi sua 300ª. vitória na Liga, Jesus não conseguiu deixar de queixar: “Quase não temos tempo para dormir e treinar”.

A primeira medida do gabinete de crise do Benfica contra os processos da Justiça foi reforçar... os conselheiros jurídicosJoão Correia, da Correia, Seara, Caldas, Simões e Associados, será uma espécie de coordenador do gabinete, que conta também com o apoio de mais dois escritórios: a Vieira de Almeida e Associados e a Abreu Advogados. O CM diz que a investigação está a trabalhar com papel e a esconder mails e documentos digitais

Outra informação relevante

É uma história que tem tanto de rocambolesca como de duvidosa. O presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica comprou uma casa de férias com um desconto que pode ter chegado aos 85 mil euros. O arquiteto da Junta viu as plantas antes da compra e aprovou. E depois o vendedor foi contratado para trabalhar com o presidente na Junta. O Rui Pedro Antunes explica mais este negócio 'à portuguesa'.

Continua a guerra contra a contratação de Passos Coelho como professor catedrático convidado pelo ISCSP. Agora é um grupo de 28 docentes e investigadores em instituições de ensino superior portuguesas e estrangeiras, entre eles alguns ligados a partidos de esquerda ou de extrema-esquerda, a contestar a nomeação. Para conhecimento de todos, fica este artigo do Observador que mostra que Passos está longe de ser o primeiro governante licenciado a ter tal título.

Por falar em professores, não houve acordo com o Governo e hoje arrancam os protestos, com uma greve de quatro dias: o ministério apresentou a mesma proposta sobre a recuperação do tempo de carreira congelado e os sindicatos não aceitaram. As paralisações começam esta terça em Lisboa, Santarém, Setúbal e Açores. Quarta é a vez do Alentejo e Algarve. Quinta a zona centro. E sexta o Porto, toda a região norte e a Madeira.

Nas escolas de Lisboa houve um aumento de 10% de criminalidade no ultimo ano letivo. A notícia do DN mostra uma tendência contrária à do do resto do país.

Além da Educação, mantém-se também os problemas na Saúde, com duas zonas pediátricas em ruptura. Os médicos do centro alertaram para o “colapso” da maternidade Bissaya Barreto em Coimbra; e os de Évora para os graves problemas nas urgências infantis do hospital alentejano.

Como se não bastasse, o PCP continua a pressionar com a legislação laboral. Jerónimo de Sousa disse estar "profundamente inquieto" com o PS.

E as pressões parecem funcionaro Governo já aprovou cerca de 3 milhões para as obras de manutenção na Ponte 25 de Abril e publicou duas portarias em Diário da República depois 'daquela' notícia da Visão. 

Além da Ponte, mais de metade das linhas de combóio está em mau estado. Segundo um relatório da Infra-Estruturas de Portugal divulgado pelo Públicoquase 60% das vias férreas nacionais tem um desempenho mau ou medíocre. Haverá dinheiro depois da revelação?

Em Espanha, a história da morte da criança de oito anos continua a marcar as notícias. A autópsia revelou que Gabriel morreu estrangulado no dia do desaparecimento e os jornais explicam como a polícia seguiu os passos até deter a namorada do pai do menino. Soube-se também que há 24 anos, a filha de Ana Júlia tinha morrido ao cair de uma varanda e neste vídeo pode ver como os fingimentos da mulher a tornaram a principal suspeita.

Outro crime, bem mais antigo: OJ Simpson terá confessado há 12 anos o assassinato da sua ex-mulher e do namorado dela numa entrevista à FOX que se "perdeu". O jogador descreveu em pormenor as mortes para depois rematar um "isto é tudo hipotético".

Os nossos especiais

O Papa Francisco comemora hoje cinco anos à frente da Igreja Católica. O académico do Vaticano Sergio Tapia-Velasco diz ao João Francisco Gomes que a Igreja precisava de um Papa como Francisco mas que “a grande revolução foi a resignação de Bento XVI; foi como um choque elétrico”

Já o padre Tolentino Mendonça conta como foi orientar o retiro de Francisco: houve silêncio, literatura e música clássica.

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre se Rui Rio pode desistir das eleições de 2019: "A estratégia de Rio não é a de uma oposição, mas de um príncipe herdeiro, cujo plano pouco mais fosse do que esperar que o velho rei morra. Não quer competir com Costa, quer apenas suceder-lhe".
  • Paulo de Almeida Sande escreve sobre os casos no futebol: "O que está hoje mal e o que está hoje bem no futebol? O que está bem? O jogo. Quase todo o resto está mal: violência, hooliganismo, estupidez, cacofonia, ganância".
  • Nuno Crato escreve sobre velhos métodos de ensinar de forma diferente: "Há sempre quem veja métodos inovadores naquilo que são pequenas brincadeiras e ache que rejeitar o ensino organizado e o raciocínio lógico formal é a melhor maneira de aprender a pensar. Não, não é!"
  • Laurinda Alves escreve sobre a adoção de uma criança com incapacidades: "Para o comum dos mortais adoptar uma criança com apenas meio por cento de capacidades seria impensável, sobretudo tendo já 4 filhos menores em casa. Mas nem a Carmo nem o Rui tiveram medo de arriscar".
  • José Milhazes escreve sobre o comunismo: "A 18 de Março Putin será, sem qualquer margem para dúvida, reeleito pela quarta vez Presidente, mas com uma novidade importante: o fiasco total do candidato do Partido Comunista da Federação da Rússia".
Notícias surpreendentes
Onde vai buscar tanta imaginação Nick Park, o criador e autor dos filmes de Wallace e Gromit e co-realizador de "A Fuga das Galinhas"? Ele falou com o Eurico de Barros sobre a sua nova produção: "A Idade da Pedra", a animação com trogloditas, futebol e patos gigantes.
 


Acabada a Moda Lisboa, o que ficou? Uma espreitadela aos bastidores, para ver como tudo funciona, para os mais curiosos; e, para os fashionistas, as 50 peças que vamos querer usar no próximo Inverno.

Morreu Hubert de Givenchy, o estilista francês que ajudou a imortalizar o estilo de celebridades como Audrey Hepburn e Jackie Kennedy. A sua paixão pela moda esteve em exposição, a sua última aposta foi Irina Shayk, mas as musas que o inspiraram foram as mais belas do seu tempo.

No dia em que estreia a sua série "1986" na RTP, Nuno Markl vem à redação do Observador dar uma entrevista em directo. A partir das 12h00 pode seguir tudo nosso site, no Facebook e no Twitter através de #MarklObs. E fazer as perguntas que quiser. 

Boa terça-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário