terça-feira, 13 de março de 2018

CIM Região de Coimbra e Junta da Galiza cooperam na proteção civil

Conhecer e interagir com a estrutura de proteção civil, gestão e prevenção florestal da Junta da Galiza, a fim de permitir adquirir novas metodologias de preparação e intervenção possíveis de replicar no território da Região de Coimbra, é o objetivo da presença de uma comitiva da CIM Região de Coimbra no país vizinho.
O Diretor Geral de Emergências e Interior da Galiza, Luís Menor, acompanhou hoje, terça-feira, a visita dos Autarcas da Região de Coimbra às instalações da Academia Galega de Segurança Pública e ao Centro Integrado de Assistência à Emergência.
Durante a visita à Academia Galega de Segurança Pública, a comitiva chefiada pelo Presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde recolheu informação sobre o funcionamento do sistema proteção civil e emergência da Galiza, bem como a resposta que esta região espanhola está a dar aos incêndios de Outubro de 2017, que também afetaram este território.
Durante a tarde de hoje, terça-feira, a comitiva da CIM RC tem uma reunião com o Governo regional da Galiza e com a Associação de Autarcas Galegos por forma a concertar estratégias e medidas de resposta aos incêndios florestais.
Recorde-se que após os incêndios florestais de outubro de 2017, o Governo galego anunciou um pacote com 33 medidas de resposta à grave situação que faz parte da agenda do encontro de trabalho.
O programa da visita dos Autarcas da Região de Coimbra dá particular atenção à recuperação de áreas ardidas, prevenção de incêndios florestais e ao conhecimento do modelo de autonomia de proteção civil da região da Galiza, num exaustivo programa de reuniões, entre outros, com María Luz Macho, Subdirectora Geral de Meteorologia e Alterações Climáticas e Tomás Fernández-Couto, Diretor Geral do Ordenamento Florestal .
Inclui, ainda, encontros com o Vice-presidente da Junta da Galiza, Alfonso Rueda, a Conselheira do Meio Rural, Ángeles Vázquez, o Director da Euroregião Galiza-Norte de Portugal, José Lago, a Subdirectora da Euroregião Galiza-Norte de Portugal, Graça Marques, o Administrador da Agência Galega de Emergências, Marcos Araújo e Nava Castro, Diretora do Turismo da Galiza.
Alfonso Villares, Alcalde de Cervo e primeiro vice-presidente da Federação Galega de Municípios e Províncias, José Miñones, Alcalde de Ames, Xosé Luis García, Alcalde de Brión, Andrés Díaz Sobral, Alcalde de Ponte Caldelas, e Fernando Suárez, Alcalde de Ribadeo, acompanharam a visita dos autarcas da Região de Coimbra à Agência Galega de Emergências.
A visita da delegação da CIM Região de Coimbra à Galiza surge na sequência dos incêndios florestais ocorridos em 2017 e que destruíram cerca de 122 mil hectares de área florestal, sendo esta região espanhola um exemplo de boas práticas nos domínios da proteção civil, gestão e prevenção de fogos florestais.
Além do Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, a comitiva integra os vice-presidentes da CIM RC, José Carlos Alexandrino e Brito Dias, respetivamente, Presidente da CM O. Hospital e Presidente da CM Pampilhosa da Serra, o Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal, Jorge Brito, os Presidentes da CM Arganil, Luís Paulo Costa, CM Cantanhede, Helena Teodósio, CM Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, CM Góis, Lurdes Castanheira, CM Lousã, Luís Antunes, CM Mealhada, Rui Marqueiro, CM Mira, Raul Almeida, CM Miranda do Corvo, Miguel Baptista, e CM Mortágua, Júlio Norte, bem como os vereadores da CM Lousã, Ricardo Fernandes, CM Montemor-o-Velho, Décio Matias e a vereadora da CM O. Hospital, Teresa Dias, o Chefe de Gabinete da Presidente da CM Góis, António Gonçalves, o Adjunto do Gabinete do Presidente da CM Montemor-o-Velho, Rui Santos e o coordenador da Proteção Civil da CM Oliveira do Hospital, José Carlos Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário