sexta-feira, 23 de março de 2018

Atacante que se barricou em supermercado foi abatido pela polícia

Notícia da morte do atirador está a ser avançada pela AFP. Ataque fez três mortos
Resultado de imagem para Atacante que se barricou em supermercado foi abatido pela polícia
Três pessoas morreram num tiroteio com tomada de reféns num supermercado em Trèbes, no departamento de Aude, no sul de França, segundo avança a imprensa local. O primeiro-ministro já admitiu que o incidente está a ser encarado como terrorismo.
O atacante foi abatido pelas autoridades, avançou a AFP, e a notícia foi entretanto confirmada Gérard Collomb, ministro do Interior francês. O polícia que permanecia dentro do supermercado com o atirador foi baleado e está ferido.
O ataque no supermercado fez duas vítimas mortais, confirmou o ministério do Interior francês, citado pela imprensa local, mas foi encontrada uma terceira vítima, o condutor da viatura usada pelo atacante. O passageiro deste carro está hospitalizado em estado grave.
Do ataque, que ainda decorre, resultaram ainda três feridos, um deles com gravidade, segundo informou o governo francês.
Um homem armado, que alegou ter ligações ao Estado Islâmico, entrou no supermercado U de Trèbes cerca das 11:00 locais a gritar "Allah Akbar" e a dizer que iria matar toda a gente, segundo a comunicação social local. Dizia ainda que pretendia vingar "os irmãos da Síria". A LCI avança que o atirador exige a libertação de Salah Abdeslam, o principal suspeito pelo ataque de Paris em que morreram 130 pessoas, e que a matrícula do carro leva a crer que se trata de um marroquino já conhecido das autoridades. O homem, com cerca de 30 anos, era seguido por radicalização islâmica, indicou uma fonte próxima da situação à agência France Presse.
Emmanuel Macron, presidente francês que está neste momento em Bruxelas, em compromissos europeus, afirmou que "tudo indica que seja um ataque terrorista". Mostrou ainda o seu "apoio àqueles que estiveram, ou ainda estão, próximas da situação". Garantiu ainda aos habitantes locais uma "mobilização total do Estado".
O presidente de Trèbes informou que vários reféns foram entretanto libertados e que o atirador ficou no interior do supermercado com um polícia.
Um porta-voz da empresa proprietária do supermercado, Thierry Desouches, disse à agência EFE que uma dezena de pessoas foram libertadas.
As autoridades informaram a empresa da libertação de cerca de dez reféns e que se mantêm dentro do supermercado apenas o sequestrador e um polícia.
Antes desta situação, quatro elementos da Compagnies Républicaines de Sécurités à civil foram atacados quando faziam uma corrida matinal, junto ao quartel de Carcassonne, a cidade sede do departamento de Aude, a oito quilómetros de Trèbes. Um indivíduo de carro, que se supõe ser o atirador do supermercado, terá acelerado em direção ao grupo e disparado. Um deles terá ficado ferido no ombro. O primeiro-ministro já disse que não está em risco.
O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, já considerou a situação muito grave. "Todas as informações levam a pensar que se trata de um ato terrorista", acrescentou, dizendo que a situação ainda decorre.
O Ministério do Interior francês confirmou a existência de um incidente e disse que a prioridade é a intervenção policial que está a decorrer, pedindo para que não sejam divulgados rumores. Entretanto, anunciou que vai a caminho do local.
Uma testemunha citada pela France Info diz que haverá entre 200 e 300 militares de Gendarmaria no local.
Mais de 240 pessoas morreram em ataques levados a cabo por simpatizantes do Estado Islâmico em França desde 2015.
DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário