sexta-feira, 23 de março de 2018

Hora de Fecho: Ataque em França reivindicado pelo Estado Islâmico

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Um homem ligado ao Estado Islâmico sequestrou várias pessoas num supermercado em Trèbes, França. Ataque fez três mortos e o atirador foi abatido pela polícia. Há um português entre os feridos.
Um polícia de 45 anos substituiu uma refém e ficou sozinho com o atirador durante duas horas, com o telemóvel ligado, o que permitiu às autoridades ouvir tudo. Ficou gravemente ferido
Antes do ataque, levou a irmã mais nova à escola. Um vizinho diz que era um jovem calmo, sempre com uma palavra amável para dizer. Mas há informações de que terá estado recentemente na Síria.
No ataque desta sexta-feira em Paris, o sequestrador pediu a libertação de Salah Abdeslam, o único sobrevivente do massacre que abalou Paris em novembro de 2015. Quem é ele?
O Ministério Público acusou um marroquino de 64 anos, preso em Monsanto, de recrutar jovens para o Estado Islâmico junto ao Centro Português de Refugiados.
Fundador do Bloco de Esquerda usou a ironia para dizer que o CDS, "ai que moderno que ele é", até "tem um "dirigente que diz que é gay". Adolfo Mesquita Nunes deu-lhe uma resposta igualmente irónica.
Vieira da Silva apresentou uma proposta que prevê a redução da duração dos contratos a prazo, renovação limitada desses vínculos, taxa para empresas prevaricadoras e reforço da contratação coletiva.
O regulamento interno do Hospital de Cascais impede o uso de minisaias, tatuagens visíveis e certo tipo de maquilhagem. Médicos falam de "prepotência", Ana Rita Cavaco diz que é "inconstitucional".
Funcionários da Cambridge Analytica divulgaram um PowerPoint interno que mostra as táticas utilizadas para a campanha de Donald Trump. O objetivo da apresentação era cativar potenciais clientes.
Carles Puigdemont e outros 12 membros do antigo Governo catalão foram processados por rebelião pelo Supremo Tribunal. A decisão surge no dia seguinte à investidura falhada de Jordi Turull.
Um alerta para aqueles que gostam de superdesportivos e que têm um cantinho muito especial no seu coração para os Ferrari: pode ser “duro” assistir ao tratamento que a polícia deu a um 458 Spider. 
Opinião

Rui Ramos
O governo não pode usar a teoria da "limpeza da floresta" para esconder a sua responsabilidade na protecção das populações rurais. Porque foi essa protecção que falhou o ano passado. 

João Cândido da Silva
No ambiente irrespirável das redes sociais, não admira que surja gente sem escrúpulos disposta a manipular. É o terreno ideal para espalhar as brasas que ameaçam consumir as democracias.

Luís Reis
Os hospitais estão em regime de caos controlado; os caminhos-de-ferro podres; as escolas metem água, os professores em greve; as estradas têm cada vez mais buracos; o SIRESP ardeu e o Verão vem aí.

José Crespo de Carvalho
O mérito deve ser, em todas as circunstâncias, o fio condutor do sistema de ensino superior. E cortar 5% de vagas a Lisboa e Porto não é mérito. É decreto e, na minha modesta opinião, mau decreto.

Diana Soller
A eleição da Putin apenas confirma o que já sabíamos. Que a Rússia é uma ameaça à estabilidade e segurança da Europa. E que todos os estados do continente deveriam ter uma posição concertada.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário