sexta-feira, 23 de março de 2018

UCC de Avis antecipa a comemoração do Dia Nacional do Doente com AVC

No âmbito do Dia Nacional do Doente com AVC , que se assinala a 31 de março, decidiu a Unidade de Cuidados na Comunidade de Avis, em parceria com a União das Freguesias de Alcórrego e Maranhão e Município de Avis, antecipar a data tendo desenvolvido no passado dia 15 de Março de 2018, uma ação de sensibilização sobre o Acidente Vascular Cerebral, aberta à comunidade desta freguesia.

A sessão decorreu numa sala da Junta de Freguesia, e contou com a participação de aproximadamente 20 utentes.

Para a abordagem do tema foi apresentado um pequeno filme intitulado "Já Ouviste falar de AVC? - Dia Nacional do Doente com AVC" – da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral" que retrata os sintomas do AVC e os fatores de risco associados. Seguiu-se o testemunho de um utente com história recente de AVC, que partilhou toda a experiência vivenciada com os presentes.

Depois do Filme e do depoimento do utente foi dado aos participantes a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas, explicando com mais acuidade a sintomatologia do AVC e os fatores de risco inerentes a esta patologia tendo sido depois avaliada a pressão arterial e medida a glicémia capilar a todos os presentes. Dos 20 utentes 9 apresentavam valores acima dos 140/80 tendo sido sugerido uma consulta com o enfermeiro de família para acompanhamento.

Para monitorizar estas situações foi criado pela UCC um cartão para registo dos valores incluindo os sinais e sintomas de alerta no AVC, que foi disponibilizado a cada utente no dia da sessão.

Sendo uma patologia que abrange grande parte da população os participantes mostraram-se muito interessados nesta sessão uma vez que ficaram esclarecidos não só sobre os cuidados a ter para prevenir como também ficaram habilitados a reconhecer os sinais de alerta.

ULSNA


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário