quarta-feira, 30 de maio de 2018

As tarifas energéticas em Portugal são as mais elevadas na relação com o poder de compra.
De acordo com os dados do Eurostat, relativos ao segundo semestre de 2017, que saíram esta quarta-feira, a eletricidade e o gás em Portugal constituem 38,03 Padrões de Poder de Compra (PPC) por kWh, o que representa o preço real mais elevado da União Europeia face ao nível de vida.
Se olharmos apenas para as tarifas da eletricidade (com 28.0 PPC), o preço real só é ultrapassado pela Alemanha com 28.8 PPC.
Este relatório constata ainda que a eletricidade e o gás têm tarifas em Portugal condicionadas pela elevada fiscalidade: 52% do preço da eletricidade são impostos e, no caso do gás, 27% da tarifa vai para o Estado.

Foto: Eurostat
Mas existem países com níveis de fiscalidade superiores numa Europa bastante diferenciada. "A percentagem de impostos e taxas no formação total do preço da eletricidade varia de forma significativa entre os Estados Membros, variando desde 2/3 na Dinamarca (69%), metade na Alemanha (55%) e Portugal (52%)"
Foto: Eurostat
Apesar de Portugal manter elevado o preço da energia, o Eurostat revela que a tarifa da eletricidade em Portugal baixou 3% e o gás recuou 2% em relação ao primeiro semestre do ano passado.

TSF



Nenhum comentário:

Postar um comentário