quarta-feira, 30 de maio de 2018

Praia fluvial de Monsaraz recebe primeiro hastear da bandeira azul em praias interiores








O primeiro hastear da bandeira azul em praias interiores da nova época balnear vai decorrer no dia 6 de junho, às 11h15, na praia fluvial de Monsaraz, com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes. Esta iniciativa é uma organização do Município de Reguengos de Monsaraz, Associação Bandeira Azul da Europa e Instituto Nacional para a Reabilitação.

Na cerimónia vai ser entregue à autarquia a menção honrosa para a praia mais acessível de 2017, galardão que foi atribuído à praia de Monsaraz. A Fundação Vodafone vai também entregar uma cadeira anfíbia, juntando-se à que já esteve à disposição das pessoas com dificuldades de mobilidade no ano passado. Nas áreas dos distritos de Évora, Beja, Setúbal e Portalegre, para além da praia de Monsaraz, foi também contemplada a praia do Carvalhal no âmbito das candidaturas ao programa Praia Saudável.

Neste dia, a praia fluvial terá ainda às 10h15 as atividades “Ginástica para respirar” com o grupo de Monsaraz dos Seniores a Mexer e meia hora mais tarde um simulacro de salvamento pela Coral – Associação de Nadadores Salvadores de Reguengos de Monsaraz e pelos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz.

A época balnear na praia fluvial de Monsaraz tem inicio no dia 1 de junho. Esta praia foi a primeira do Grande Lago Alqueva e recebeu no ano passado mais de 80 mil veraneantes.

A praia de Monsaraz tem a bandeira azul, a bandeira de Praia Acessível por cumprir os requisitos de acesso para pessoas com mobilidade condicionada e a classificação de Praia Saudável por ter as devidas normas de segurança e de qualidade do ambiente. Em frente à praia, no espelho de água, há uma piscina de 100 metros quadrados integrada numa estrutura flutuante, com solário e dividida em piscina infantil e adulta.

A praia tem uma torre de vigilância e posto para os nadadores salvadores, posto médico com desfibrilhador automático externo, duches públicos, chuveiro duplo com lava pés, duas cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade e estacionamento para 500 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida.

A frente de praia tem 150 metros de extensão e permite a sua utilização por mais de um milhar de banhistas em simultâneo. A zona da praia dispõe também de um espaço relvado adjacente ao estacionamento que faz a ligação ao areal. Neste relvado há sombreamentos e o areal tem 20 toldos, para além das árvores existentes no local.

Os veraneantes podem ainda usufruir de massagens no areal da praia, assim como das infraestruturas do Centro Náutico de Monsaraz, nomeadamente um bar/restaurante, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água. Na praia há também espaços para venda de revistas, jornais, artigos de praia, bebidas, comida rápida e gelados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário