quarta-feira, 27 de junho de 2018

360º- As queixas, as dúvidas e as confusões da Proteção de Dados; o encontro Marcelo/Trump (e os outros); e será que teremos duelo Ronaldo/Messi?

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Marcelo Rebelo de Sousa vai encontrar-se hoje com Donald Trump na Casa Branca e leva um presente especial para Melania: uns brincos em típica filigrana portuguesa

Depois de se encontrar com Putin, há uma semana, e Trump, esta quarta-feira, no final do ano Marcelo receberá em Portugal o presidente chinês Xi Jinping. Por isso fala de um país “que está bem em todo o mundo". O Pedro Benevides está com o Presidente em Washington.

A questão da imigração fará seguramente parte da conversa entre o Presidente português e o norte-americano. Até porque Marcelo não só promulgou as alterações à Lei da Nacionalidade antes de partir, como Portugal anunciou que vai acolher parte dos refugiados que estão a bordo do barco Lifeline e foram recusados em Itália e Malta.

Isto enquanto nos EUA, o Supremo Tribunal confirmou que o 'travel ban' é legal porque considerou que banir imigrantes de países específicos "está dentro da atuação presidencial". Mas, ao mesmo tempo, um juiz deu 30 dias para que as autoridades reunissem as famílias separadas nas fronteiras e 17 estados vão processar Trump para exigir essa reunião familiar.

Em Espanha, ao contrário de Portugal, o Parlamento aprovou a lei para regulamentar a eutanásia. Só o PP esteve contra: à última hora, o Ciudadanos, que anunciara a abstenção, acabou por votar favoravelmente.

No Mundial de futebol... 

... um golo inesperado de Rojo a quatro minutos do fim do jogo qualificou a Argentina para os oitavos de final. Foi um milagre frente à Nigéria que Maradona festejou à sua maneira antes de se ter sentido mal. Foi também o regresso de Messi, que fez o golo 100 deste Mundial. Nota importante: Portugal defrontará os argentinos nos quartos de final, caso ambas as equipas passem à próxima fase: ou seja, podemos ter duelo Ronaldo-Messi.

No outro grupo, a Dinamarca juntou-se à França na fase do mata-mata.


Já Bruno Vieira Amaral faz da sua crónica um tributo ao treinador do Uruguai, Óscar Tabárez.

Hoje jogam os sempre favoritos Alemanha e Brasil, ainda que nada esteja decidido nos grupos E e F, onde só a Costa Rica está eliminada: o nosso liveblog do dia está já aberto.

Outra informação relevante 
Os professores vão ter de cumprir os serviços mínimos e garantir a avaliação dos alunos até 5 de julho. Esta decisão do Colégio Arbitral, pedida pelo Ministério da Educação, agrava ainda mais a guerra entre sindicatos e Governo. A Fenprof fala numa decisão ilegal. O Governo já admite “como caminho possível” mexer na idade da reforma dos professores.

Há uma outra decisão na Educação. A partir do próximo ano lectivo, as cantinas escolares vão passar a estar abertas durante todo o ano, até durante as férias de Natal e da Páscoa.

Os militares estão a preparar uma iniciativa de protesto para esta quarta-feira nos quartéisTambém eles querem progressões nas carreiras.

O Governo vai defender no Conselho Europeu de amanhã e sexta-feira a criação de um orçamento do euro para apoiar os países em tempos de crise. Segundo o secretário de Estado adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, Portugal vai pedir também propostas ambiciosas para a reforma da moeda única.

Mas não são bons os números que Centeno e Mourinho têm para apresentar aos seus paresO défice até maio mais que triplicou: as Finanças desvalorizam e dizem que a culpa (temporária) foi dos reembolsos do IVA e do IRS, mas também dos custos (mais do que fixos) com a Saúde. 

Contudo, como vamos para ano eleitoral, o Governo admite que o salário mínimo possa ultrapassar os 600 eurosO valor foi avançado pelo secretário de Estado ao DN e também ao Negócios, depois de já ter sido referido surpreendentemente pelo presidente da CIP.

No Sporting, Federico Varandas apresentou oficialmente a sua candidatura às eleições de 8 de setembro. Mais do que as palavras, a surpresa veio dos nomes da Comissão de Honra: tem Jorge Jesus (esse), Slimani (sim, esse também), Salgado Zenha, o líder da Juventude Popular e vários artistas

Um dos problemas do actual presidente leonino (Sousa Cintra?) são as rescisões dos jogadores. A anterior direção do Sporting preparou uma queixa à FIFA em que pedia uma indemnização de 54,7 milhões pela quebra de contrato de Patrício. Mas os novos responsáveis podem 'congelar' o processo.

A OPA da China Three Gorges à EDP continua a obrigar os chineses a movimentar-se. O último passo foi sondar as elétricas europeias por causa dos ativos americanos da EDP Renováveis.
No caso Casa Pia, Carlos Cruz teve uma meia vitória no Tribunal Europeu dos Direitos do HomemOs juízes de Estrasburgo dizem que tribunal português devia ter aceitado as provas do apresentador, mas rejeitaram qualquer indemnização e disseram que o julgamento foi justo. Mesmo assim, a defesa admite reabrir o processo.


Os nossos Especiais 
Fez esta segunda-feira um mês que entrou em vigor o novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD)Mas as dúvidas, as queixas e as confusão são muitas: as queixas a entidades públicas têm de ser anónimas? As pautas das notas devem ser afixadas? E as notas diárias das creches? A Rita Porto falou com especialistas.
Heini Zachariassen estava num corredor do supermercado quando teve a ideia para a Vivino, uma app que nos ajuda a escolher o melhor vinho. Quarenta e oito milhões de dólares em investimento depois, emprega 80 pessoas em três continentes. A Ana Pimentel conta esta história de sucesso.

A nossa opinião

  • Miguel Pinheiro escreve um "Pequeno dicionário das desgraças da direita portuguesa": "Assunção Cristas nem consegue ganhar no partido, Rui Rio não parece querer ganhar no país e o CDS pode cair nas mãos de Chicão. Sobra Marcelo? É isso: à direita portuguesa sobra Marcelo".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre a Teoria dos Jogos e os "Penáltis bem marcados": "Se formos a penáltis e tivermos de escolher quem começa a rematar, a escolha é simples, somos nós os primeiros. Se por azar formos segundos, os jogadores que não tentem chutar de forma super-colocada".
  • Maria João Marques escreve sobre a "Grosseria tribal": "Nada melhor para erodir a confiança na democracia do que legitimar politicamente todos os insultos, as ameaças, as mentiras, a recusa ao escrutínio, a guerra declarada na luta política".
  • D. Manuel Clemente escreve sobre a nomeação para cardeal de D. António Marto: "D. António Marto pertence à primeira geração que nasceu, cresceu e se afirmou depois da Segunda Guerra Mundial. O seu percurso representa na Igreja em Portugal o melhor do que essa geração nos trouxe".
Notícias surpreendentes 
Haverá mesmo headphones à prova de qualquer ruído?O Manuel Pestana Machado foi experimentar duas das marcas que que garantem que sim em mais um episódio do "Não Teste Isto em Casa". Entrou a ouvir Chopin em discotecas com música acima de cem decibéis. Quer saber o veredicto? Tem de ler o texto e o ver o vídeo.

Roman Coppola já fez tudo no cinema, mas quer mais. Entre “The Darjeeling Limited” e “Ilha dos Cães”, a Beatriz Silva Pinto entrevistou o herdeiro de uma das maiores dinastias do cinema.

Um concerto especial, dois singles e o novo álbumSalvador Sobral está mesmo recuperado e numa relação apaixonada com a música

Houve mais um restauro a correr mal, muito mal, em Espanha. Depois de em 2012 ter ficado famosa a forma como uma paroquiana de 80 anos restaurou a pintura de “Ecce Homo”, agora foi uma imagem de S. Jorge do séc. XVI a vítima de um restauro digamos que 'excessivo'.

Hoje é dia de encontro entre Marcelo e Trump e também de arranque da Comissão de Inquérito às Rendas da Energia. Serão dois dos muitos temas para seguir no Observador (para além do futebol). E não deixe de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quarta-feira
Seja um Observador /premium
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário