segunda-feira, 4 de junho de 2018

360º- EDP: uma história de poder, suspeitas de corrupção e portas giratórias; duas entrevistas sobre a educação na Dinamarca; e ainda o Sporting

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a erupção do vulcão de Fogo, na Guatemala, já fez pelo menos 25 mortos e 20 feridos. É a pior erupção dos últimos 20 anos e vai ser declarado o estado de emergência. No Hawai, o Kilauea continua a obrigar à evacuação de várias zonas, que estão sem água nem luz.
A Eslovénia voltou a eleger um conservador anti-emigração para primeiro-ministro. Ainda que, neste regresso ao poder, Janez Jansa não tenha conseguido a maioria nas legislativas, deu mais uma dor de cabeça à UE. 

Nos EUA, os advogados de Trump dizem que o presidente tem poderes para se auto-absolver no caso da interferência russa nas eleiçõesMas  garantem que não tem qualquer intenção de o fazer... É só para que os procuradores da investigação tenham conhecimento!

Se já saiu de casa, já se deve ter apercebido. Se não, tenha em conta que hoje há greve dos trabalhadores ferroviários e os comboios estão praticamente parados (o que implica mais complicações no trânsito).



Outra informação relevante 
Com as primeiras reuniões sobre a comissão de inquérito à EDP, fica uma ajuda aos deputados. O Luís Rosa explica esta história de poder, suspeitas de corrupção e portas giratórias. Porque o que parecia ser 'apenas' um caso de alegados benefícios concedidos à elétrica pelo ex-ministro, transformou-se numa espécie de mini Operação Marquês. E Pinho pode ser apenas a ponta do icebergue. (o texto original, agora atualizado, foi publicado na revista do Observador)

Nos EUA, país do consumo por excelência, os shopping centers estão a ser abandonados e a 'morrer'Na Europa e em Portugal estão a renascer para fugir a uma morte igual. A conclusão é da consultora imobiliária CBRE, e o Edgar Caetano esteve a ler os argumentos. 

Este ano Durão Barroso escolheu duas mulheres para levar ao encontro do influente clube BilderbergPaula Amorim e Isabel Mota estarão entre os nomes de alguns dos mais importantes empresários, magnatas e políticos internacionais, conta o Pedro Benevides.

A contestação à liderança de Rui Rio não vai parar tão cedo. Depois da 'rebelião' do grupo parlamentar na votação sobre a eutanásia, Marques Mendes criticou a falta de ideias próprias de Rio e falou num PSD que "parece a muleta do Governo".

Um potencial ataque terrorista do Estado Islâmico durante o Serralves em Festa, no fim-de-semana, esteve a ser investigado pelas autoridades. Mas tudo não passou de um falso alarme, avançam o e o CM.

Dois estudos surpreendentes na área do cancro. Um diz que a maioria das mulheres com cancro da mama poderá evitar a quimioterapia com um simples teste; e outro que garante que vem aí mesmo um teste sanguíneo capaz de detetar o cancro antecipadamente


Com uma greve marcada para as avaliações a partir de 18 de junho os professores vão voltar às negociações com o Governo esta segunda e terça-feira. Há a promessa de que o ministro da Educação vá estar presente: o último encontro dos sindicatos com Tiago Brandão Rodrigues foi há 9 meses.

O cancelamento de duas barragens que podiam abastecer o interior em 2006a de Alvito e Girabolhos, faz a manchete do Público.

o alerta do Banco de Portugal para os créditos falsos na Internet é o destaque do Correio da Manhã.

Pedro Sánchez tomou sábado posse como presidente do governo espanhol e ainda esta semana deve apresentar o seu executivo. Será um grupo pequeno, sem elementos do Podemos, e para governar a prazo, já que prevêem eleições para o início de 2019. Para as próximas semanas, o líder do PSOE tem uma agenda cheia, onde consta um encontro com António Costa, para trocar ideias com quem também lidera sem ter vencido eleições. Mas o PP pode complicar a governação socialista, com alterações ao Orçamento, diz o El Mundo.

Já o governo italiano recebeu o importante apoio da Alemanha. Apesar de avisar que não apoiará perdões na dívida, Angela Merkel disse querer trabalhar com o executivo dos partidos antissistema Movimento 5 Estrelas e Liga

A crise-novela do Sporting está para durarBruno de Carvalho e a direção continuam a emitir comunicados belicistas enquanto a equipa vai perdendo activos. Jesus estará prestes a rescindir e a seguir para a Arábia e William deverá rumar ao futebol inglês. Mas ambos devem sair por mútuo acordo e não por justa causa como Patrício e Podence.

Mas o desporto não se resume só ao Sporting, nem ao futebol No basquetebol, o FC Porto bateu o Benfica no Dragão, levando a meia-final da Liga de basquetebol para a “negra" na Luz. E no motociclismo, Miguel Oliveira conquistou a sua primeira vitória no mundial de Moto2, ao ganhar o GP de Itália.

Mas pronto, com o aproximar do Mundial, é impossível não falar de futebol. Nos jogos de preparação, depois do empate de Portugal frente à Bélgica (amanhã há particular com a Argélia), a Espanha (um dos nossos adversários) também empatou com a Suíça. E vale mesmo a pena ver o que fez Neymar no regresso aos relvados.

E já que falamos de Mundial e bola, não pode deixar de ler as histórias que Pauleta contou ao Rui Miguel Tovar.



Os nossos Especiais 
Duas entrevistas sobre a forma de educar os filhos nos países nórdicos foram dos artigos mais lidos no fim-de-semana, o que revela o interesse pelo tema:

Kay Xander Mellish, uma norte-americana que trocou os Estados Unidos pela Dinamarca há 18 anos, explica o sucesso das políticas da natalidade no país à Rita Porto. Diz que ninguém está no escritório depois das 17h00, porque já foi buscar os filhos, até porque “é uma perda de tempo passar 12 horas a fazer um trabalho de oito".

Sofie Münster, autora da "Parentalidade Nórdica", ensina o método para criar crianças felizes e bem-sucedidas. A receita parece simples, mas segui-la requer disciplina dos pais. Porque “se quer ter um filho bem-sucedido, ensine-lhe a ter autocontrolo".

A nossa opinião

  • Alexandre Homem Cristo escreve sobre a campanha anti-tabaco: "Uma campanha que, com base em evidências, pode levar a ganhos de saúde das mulheres e, sobretudo, das jovens mulheres, não pode ser qualificada de misógina. Pelo contrário, deve ser aplaudida".
  • Luís Rosa escreve sobre uma "Europa terrivelmente pouco democrática": "A construção europeia assenta num ponto que não admite debate: soberania por dinheiro. No fundo, a Europa é como aquela metáfora do futebol: são 11 contra 11 e no final ganha (sempre) a Alemanha".
  • João Carlos Espada escreve sobre Itália: "Apesar das efectivas ameaças contidas na nova coligação radical em Itália, o normal funcionamento do sistema parlamentar constitui o melhor remédio para tentar domesticar essas ameaças".
  • Helena Matos escreve sobre causas: Todos os dias há uma causa. Todos os dias uma certeza. Todos os dias um absurdo. No fim estamos prontos a aceitar tudo na esperança de que assim nos deixem paz. Não deixam".
  • João Marques de Almeida escreve sobre "gerigonças e blocos centrais": "Depois da sua posição, se quiser ser coerente (não é evidente que queira), Rio terá que defender um referendo à eutanásia. Os temas de consciência individual não podem ser decididos só pelos deputados."
  • Alberto Gonçalves escreve sobre a votação da eutanásia: "Enquanto a esquerda sonha em subjugar a natureza humana à lei, a “direita” reza para que a lei a limite, o que não sendo o mesmo é igualzinho. Uns querem aval do Estado, os outros a objecção do Estado".
  • Fernando Leal da Costa escreve sobre o que deve vir antes da eutanásia: "A lei dos cuidados paliativos deveria ter âmbito bem maior do que cuidados em fim de vida a “doentes em situação de sofrimento decorrente de doença incurável ou grave, em fase avançada e progressiva".
  • P. Gonçalo Portocarrero de Almada também escreve sobre a eutanásia: "Nova votação sobre a eutanásia?! Porque não repetir também o referendo do aborto?! Para alguns antidemocratas, as derrotas são precárias, mas as vitórias são definitivas".

Notícias surpreendentes 
Pedro Pieira já foi livreiro. Por saudosismo, decidiu voltar a sê-lo por um dia na Feira do Livro de Lisboa.Ocupada uma barraca do Parque Eduardo VII, eis o relato do horário de expediente, entre a venda de livros e a compra de minis a um euro.
O que acontece quando um restaurante com uma estrela Michelin troca de cozinheiro? O Diogo Lopes tem a resposta: porque foi ao Bon Bon em Lagoa, de onde saiu Rui Silvestre e entrou Louis Anjos, e encontrou a mesma qualidade que o nome da casa indica.
Desiludam-se... a terceira temporada da 'Casa de Papel' só vai chegar em 2019As notícias de que o regresso da famosa série tinha sido antecipado eram manifestamente exageradas, esclareceu a Netflix.
Sabe o que são WaterKings? São 81 atletas que durante 12 horas competem com o vento e o mar numa prova de resistência. Ora espreite as imagens mais radicais tiradas em Lagos.

Já tens as principais notícias do dia e trabalhos que pode ler ao longo da semana no Observador. Passe pelas bancas e compre também a revista que comemora o nosso 4º. aniversário e não deixe de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa segunda-feira e boa semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário