sábado, 30 de junho de 2018

Cerimónia de encerramento do ano letivo da Universidade Sénior







Decorreu na Casa do Povo de Mira, no passado dia 27 de junho, a cerimónia de encerramento do ano letivo 2017/2018, da Universidade Sénior de Mira. 

A cerimónia iniciou com uma mensagem de agradecimento dos alunos ao corpo docente e à Câmara Municipal, na qual destacaram o carinho, amizade e tratamento que lhes tem sido proporcionado ao longo do respetivo ano letivo. 

Durante a festa que decorreu sob a orientação dos vários professores, os alunos apresentaram vários momentos culturais, designadamente: interpretaram músicas em diferentes línguas, declamaram trechos de obras literárias de origem brasileira e Inglesa e exemplificaram exercícios de Qigong. No âmbito da disciplina de Pinturas, Artes Decorativas e Artes Plásticas, expuseram os trabalhos realizados. Confecionaram e apresentaram vários produtos alimentares saudáveis, no âmbito da disciplina de alimentação e culinária saudável. 

A disciplina de Etnografia/Danças tradicionais apresentou um número de modinhas de roda em trajes tradicionais, terminando a sua atuação com a explicação dos vários trajes que confecionaram e desfilaram. 

Um dos momentos altos da cerimónia foi a apresentação do Hino criado para a Universidade Sénior. Com letra original de Manuel Joaquim e Artur Fresco e música original de Artur Fresco, o tema “Nunca é Tarde Para Aprender” foi interpretado pelos alunos da disciplina de Música Tradicional e fala-nos sobre os vários sentimentos que os alunos têm experienciado desde que iniciaram o percurso académico na Universidade Sénior de Mira. Artur Fresco, professor da disciplina de Música tradicional, referiu que foi um grande desafio o processo de criação deste Hino, uma vez que se pretendia que fosse uma letra e melodia facilmente assimilada por quem a ouve, mas com toda a solenidade que um hino assim o exige. Terminada a apresentação da composição, Artur Fresco doou ao Presidente da Câmara a respetiva partitura, para integrar o espolio da Universidade Sénior. 

Terminando a apresentação dos vários trabalhos realizados e apresentados pelos alunos e professores, Raul Almeida congratulou todos aqueles que frequentam a Universidade Sénior, assim como todos os que possibilitam que ela funcione, nomeadamente professores e funcionários do município. Terminou referindo que atualmente a universidade sénior é um projeto de sucesso. 

A Cerimónia encerrou com a entrega dos diplomas aos professores e alunos que frequentaram o ano letivo de 2017/2018. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário