terça-feira, 28 de agosto de 2018

360º - Escândalos sexuais e uma guerra de poder dentro do Vaticano. As pistas no homicídio do triatleta. As 10 inovações que estão a mudar o mundo.

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Os escândalos sexuais estão a servir de combustível para uma guerra de poder dentro do Vaticano. Nos últimos dias, como explicaram vários especialistas ao Observador, o Papa tem enfrentado o seu “momento extraordinário”, com vários inimigos dentro de casa. Publicamente, Francisco mantém a calma: "Não corto cabeças. Nunca gostei de o fazer".

No El País, Juan Arias escreve que o Papa está "frente ao abismo" e corre o risco de acabar arrastado pela parte mais podre de uma Igreja que vive uma das suas grandes crises seculares. E no Corriere della Sera fala-se em "objectivos obscuros".

Ontem surgiu mais uma polémica, esta semântica. No voo de regresso da Irlanda, respondendo à pergunta de um jornalista, o Papa recomendou a psiquiatria quando a homossexualidade se “manifesta na infância”. Horas depois, quando o Vaticano divulgou o registo oficial das declarações de Francisco, a palavra "psiquiatria" tinha desaparecido. Um porta-voz oficial explicou que o Papa não pretendia de forma nenhuma sugerir que a homossexualidade é uma doença mental.


Mais informação importante

No parlamento, foi chumbado o requerimento do CDS para que se realizasse uma Comissão Permanente Extraordinária sobre a ferrovia. Os centristas só tiveram o apoio do PSD. Os comboios podem estar parados, mas a "geringonça" mantém-se nos carris.

Ainda sobre os problemas nos comboios: os dados da execução orçamental permitiram ontem saber que o Governo aumentou as cativações na ferrovia em 20 milhões. Estas cativações condicionam a despesa das empresas Infraestruturas de Portugal e CP, cujas restrições financeiras têm provocado os problemas que não saem dos jornais nas últimas semanas. Há sempre uma explicação para tudo.

No total, o Governo mantém cativos 1.344 milhões de euros do Orçamento. O valor global aumentou em 300 milhõesdevido à contabilização das cativações adicionais aprovadas com o Decreto-lei de Execução de Orçamental em maio.

Um último número: o défice caiu 1.100 milhões até julho, em comparação com os sete primeiros meses do ano passado. A receita com impostos cresceu; a despesa também subiu, mas menos.

E, no entanto, como diria Galileu, a direita move-se:

O PCP defendeu “limites” ao turismo em Lisboae apresentou uma proposta para que sejam fixados “limites críticos da intensidade turística no território da cidade”. Não deu detalhes sobre o que isso significa.

Durante semanas, a dúvida foi: onde está Luís Grilo? Agora, o mistério é outro: como é que o triatleta foi assassinado? Um tapete e um saco de plástico podem dar pistas decisivas à polícia, como contam a Carolina Branco e a Sara Antunes de Oliveira.

Este ano, já foram encerrados 56 lares de idosos ilegais.Gondomar e Vila Nova de Gaia lideram a lista, avança o JN.

John McCain deixou uma carta de despedida aos americanos, com críticas a Trump e elogios a Obama. O senador e antigo candidato presidencial escreveu: “Não desesperem perante as dificuldades dos dias de hoje, nada é inevitável”.

Num telefonema em alta voz com o Presidente mexicano, Trump anunciou o fim do NAFTA e um novo acordo comercial com o México. Para já, o Canadá fica de fora, para sentir a pressão.

A SAD do Benfica foi constituída arguida no caso e-toupeira. E quer o afastamento do procurador do processo, avançando com um “pedido de incidente de suspeição sobre o magistrado”.

Nas eleições do Sporting, houve um afastamento e um desmentido:
José Mourinho perdeu ontem um jogo, perdeu a paciência e perdeu a cabeça. Depois do 0-3 frente ao Tottenham, abandonou a conferência de imprensa a exigir "Respect! Respect!" Mostrando os três dedos da mão direita, disse: “Sabe o que isto significa? 3-0. Mas também significa três Premierships, e eu ganhei mais campeonatos sozinho do que os outros 19 treinadores juntos, três para mim e dois para eles". Veja o vídeo aqui


Os nossos Especiais
 
São 10 inovações disruptivas que já estão a mudar o mundo, na saúde, nas telecomunicações e nos transportes. Na nova edição de "Disruptive Innovations", o banco de investimento Citi espreita o que aí vem. O Edgar Caetano dá os detalhes.
 

A nossa Opinião

Eu escrevo sobre "A direita espanhola e a 'absoluta indiferença'": "A direita espanhola descobriu uma forma eficaz de responder às sucessivas causas fracturantes da esquerda. Decidiu ignorá-las com 'absoluta indiferença'. Talvez a fórmula resultasse com o dr. Louçã".

Laurinda Alves escreve "Ver ou não ver, eis a questão":"Conheço, como disse, várias pessoas que são ou ficaram cegas. Eles não vêm, mas conseguem correr e vencer. Nós vemos, mas passamos a vida a queixar-nos ou a querer desistir".

Paulo de Almeida Sande escreve "O Panteão não é para todos?": "Não, o Panteão não pode ser para todos. Primeiro porque não caberíamos lá (mas isso resolve-se). E porque se todos fossemos para o Panteão é como se ninguém fosse para o Panteão".


Notícias surpreendentes

Um asteróide com 160 metros de diâmetro vai passar amanhã ao lado da Terra. Mas não tem de ir a correr para debaixo da cama: não há perigo de colisão. De resto, há um muito maior a caminho.

Asia Argento foi despedida do “X Factor” de Itália depois da polémica sobre o alegado assédio sexual a um jovem de 17 anos. A voz do movimento #MeToo sai dos ecrãs em Outubro.

No mês em que comemora 50 anos de carreira, o cantor Julio Iglesias tem andado desaparecido dos holofotes. Já há várias teorias na imprensa espanhola: um livro de memórias, problemas de saúde ou apenas, mais prosaicamente, férias de Verão?

O primeiro computador da Apple vai a leilão por 260 mil euros. Só foram feitos 200 "Apple-1" por Steve Jobs e Steve Wozniak. Ou seja: é uma pechincha.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário