terça-feira, 7 de agosto de 2018

360º- Os bastidores da investigação às PPP e o cerco a ex-governantes de Sócrates; o fogo a entrar em Monchique e a fuga dele dos 6 jovens em Estremoz

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o fogo de Monchique fez 24 feridos, um deles em estado grave. Depois de mais de três dias a arder, o incêndio chegou ontem à noite praticamente às portas da vila. Até os bombeiros controlarem as frentes mais perigosas, houve pessoas a serem retiradas das casas e aldeia de Cruz dos Madeiros, a 300 metros, foi completamente evacuada. Segundo  a Protecção Civil, houve "casas ardidas", a situação esteve "preocupante", mas foi "controlada".

Durante todo o domingo, a população da serra esteve em sobressalto. Os relatos revelam o susto e o vídeo do fogo a chegar quase à vila mostra a rapidez com que as chamas avançaram. A zona já tinha sido apontada pelos especialistas como uma em maior risco de arder este ano, como mostra este trabalho da Vera Novais. 

Mas houve fogos noutros pontos do país. O mais grave, em Estremoz, deixou seis jovens que passavam férias na zona feridas, duas delas em estado grave. À Marta Leite Ferreira, uma familiar relata como tudo aconteceu, desde que viram o fumo até à fuga, primeiro nos carros que arderam, depois a pé, em grupos de dois: “Cada um deles pensava que os outros amigos tinham morrido".

Marcelo, que está de férias nos locais das tragédias dos fogos do ano passado, já reagiuCom elogios aos portugueses sobre a forma como passaram a encarar a prevenção e às forças no terreno.

O estado de alerta máximo de incêndios — o vermelho — esse mantém-se até ao final desta segunda-feira. Depois o calor, que bateu recordes nos últimos dias e levou mesmo a CP a cancelar bilhetes de longo curso, vai mesmo abrandar.

Lá fora é notícia o casamento de um dos filhos de Bin Laden, o que o pode suceder à frente da Al Qaeda, com a filha do líder dos autores materiais dos atentados de 11 de Setembro.

E Steven Seagal passa de estrela de filmes de ação a diplomata do Kremlin. É o novo enviado da diplomacia da Rússia nos Estados Unidos.




Outra informação relevante 

Na Venezuela já há seis detidos por suspeita de envolvimento no suposto ataque a Nicolàs MaduroO presidente venezuelano prometeu "castigo máximo" aos responsáveis e o ministro da Defesa garantiu que podem fazer mais detenções.

Drones com explosivos e tentativa de golpe ou uma simples explosão de uma botija de gás? Afinal o que é que aconteceu mesmo com Maduro? E quem o queria atingir, se tiver sido esse o caso? A resposta é: pouco ou nada se sabe de certo sobre o alegado atentado contra o presidente da Venezuela.

Maduro reagiu de imediato com acusações ao presidente da Colômbia, que negou também de imediato qualquer responsabilidade. Os EUA também se apressaram a rejeitar qualquer envolvimento. E vários países, entre os quais Portugal, condenaram um ataque, que não se sabe ainda se existiu. Já as Forças Armadas da Venezuela declararam entretanto “irrestrita lealdade” ao seu presidente.


Na política portuguesa é o tumulto no PSD que marca a atualidade. Não só por causa da saída oficial de Santana Lopes do partido, com a carta de despedida aos militantes (dada em exclusivo pelo José Pedro Mozos no Observador e analisada por ele e pelo Pedro Benevides nas entrelinhas) e o anúncio de que avançará para uma nova força partidária. Como também pela entrevista de Pedro Duarte ao Expresso, em que o ex-líder da JSD pede a Rui Rio que saia já e se mostra disponível para a liderança.

No seu comentário na SIC, Marques Mendes foi crítico. “Ninguém vai ganhar nesta decisão, vão todos perder"

Nos outros temas do dia, há um alerta diferente do 112, que está a trabalhar com menos de metade do número ideal de operadores, segundo avança o Correio da Manhã (o que pode explicar alguns dos problemas no socorro aos jovens de Estremoz).

A Ordem dos Médicos vai avaliar os códigos de conduta dos hospitais para verificar se há uma ‘lei da rolha' que impeça a denúncia de situações críticas ou de más condições de trabalho.

laboratório militar disponível para produzir canábis para fins medicinais para o SNS, segundo o Jornal de Notícias. O uso medicinal desta planta foi legalizado pela Assembleia da República e entrou em vigor a 1 de Agosto.

Prepare-se se anda de comboio, porque a CP tem novos horários em todo o PaísAs linhas de Cascais, de Sintra, do Norte e do Oeste mudaram sábado. Mas as alterações são temporárias, diz a empresa.

Foi um bom fim-de-semana para o desporto português. Miguel Oliveira venceu o GP da República Checa e subiu pela primeira vez à liderança do Mundial de Moto 2 superando aquilo a que chamou a "sandwich italiana"; e Ivo Oliveira repetiu a medalha prata na perseguição individual do Campeonato da Europa de ciclismo de pista.

No futebol, bem no futebol há muito para dizer. Primeiro que Bruno de Carvalho arranjou forma de manter a sua candidatura ao Sporting, mudando apenas o cabeça de lista; depois que a equipa sportinguista, mesmo sob a batuta de outro Bruno, o Fernandes, perdeu pela primeira vez o Troféu Cinco Violinos; e por fim, para dar um pulinho a Inglaterra, onde o Chelsea de Sarri não chegou para o City de Guardiola, que ganhou a Supertaça. (a portuguesa tinha ido sábado para o FC Porto — foi a 21.ª — e mostrado um novo talento).

Voltando às tragédias. O último balanço do (segundo numa semana) sismo que atingiu a turística ilha indonésia de Lombok aponta para 91mortos e centenas de feridos

Na Suíçaa queda de um avião militar antigo terá feito 20 mortos.

Os nossos Especiais 

É mais uma nova rubrica do Observador para este Verão. Crimes reais, acontecidos em Portugal há já alguns anos e agora recordados pela Helena Matos e o Pedro Dórdio. Todos os fins-de-semana, aos sábados e domingos, até 2 de Setembro, poderá ler 'Crimes Perfeitos'. A estreia foi com:

A nossa opinião

  • Alexandre Homem Cristo escreve sobre "A direita tem um problema e Santana não é a solução": "A direita está em crise e tem de se renovar. Sim, um novo partido poderia ser útil nesse processo. Santana Lopes, contudo, só será solução para o problema chamado Rui Rio. Não é pouco, mas não chega".
  • Miguel Pinheiro escreve sobre "Os 3 vazios da direita portuguesa": "Marcelo está preocupado com a possibilidade de a direita se “fragmentar” e “deixar de ser alternativa”. Mas à direita não há liderança, nem ideias, nem estratégia. A união do vazio vale pouco. Ou nada".
  • José Milhazes escreve sobre "Vladimir Putin, novo descobridor de África e da América do Sul": "Putin apresenta-se melhor preparado do que velha URSS e sublinha que os investimentos russos em África são para ter retorno financeiro e que a época do “internacionalismo proletário” passou à história".
  • Diana Soller escreve sobre "'Amigos' Sul-Orientais": "Os BRICS competem por poder e valores diferentes dos ocidentais e sabem que juntos têm mais força. Daí que beneficiem da organização: dá a cada um mais força e prestígio nas suas áreas de influência".
  • Helena Matos escreve sobre "Dizem que é uma espécie de uma vaga de fundo": "Os grandoleiros já não grandolam. A GNR prende traficantes. O Ministério da Saúde certifica a droga. A aposta na Educação para Cidadania mostra resultados em Carcavelos. É a vaga Portugal Boom".
  • João Marques de Almeida escreve sobre "O petróleo em Portugal": Se houver petróleo ao largo de Portugal espero que o debate seja sobre o modo mais correcto de usar os rendimentos da sua exploração, olhando para os exemplo da Noruega, da Dinamarca ou da Holanda".
  • Paulo Trigo Pereira escreve sobre "Políticas para o Interior: Mito ou Realidade?": "Há quem pense que a discriminação financeira positiva das regiões do interior seria suficiente para contrariar esta tendência histórica. Não é, como demonstra a aplicação dos fundos de coesão europeus."
  • Ruth Manus escreve sobre "Gente que trabalha bem: uma espécie em extinção": "Uma professora minha dizia que vivemos na era do pacto da mediocridade. Um estranho cenário no qual basta não ser medíocre para já sermos tidos como acima da média".
  • Alberto Gonçalves escreve sobre "A inferioridade moral do Bloco":  "O Bloco sempre foi um movimento de inspiração totalitária, empenhado em aproveitar as vantagens civilizacionais do Ocidente para transformar em votos as migalhas do velho ressentimento anti-ocidental".
  • P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve sobre "Paulo VI e a Humanae Vitae": "A impopularidade da mais polémica encíclica é garantia da sua autenticidade evangélica, porque a Igreja está chamada a ser “sinal de contradição”.

Notícias surpreendentes 
Porque perdemos (e como mantemos) amigos ao longo da vida? A pergunta pode parecer de resposta simples mas não é. A Ana Cristina Marques falou com especialistas para perceber que nem todas as amizades foram feitas para durar, que viver é perder e ganhar amigos e que mantê-los pode ser mesmo um desafio.

Será possível aos irmãos Gallagher ultrapassarem as brigas (forma simpática de dizer a coisa) que os separaram e fazer renascer os Oasis nove anos após a banda implodir? Bem, para já o desafio foi lançado pelo mais velho, Liam, o enfant-terrible do rock britânico, depois de muitos insultos ao mano mais novo, Noel. Mas será que temos sorte, Gonçalo Correia?

O primeiro romance de Dulce Maria Cardoso, “Campo de Sangue”, foi agora reeditado e vai ser adaptado ao cinema. A escritora, que terá novo livro até ao final de Dezembro ("Eliane"), escolheu um excerto da história das quatro mulheres que têm em comum um homem acusado de ter matado alguém, para o Observador publicar.

Não é um filme, mas podia ser. Este vídeo é real. Aconteceu em Phoenix, nos EUAuma tempestade de pó gigante atingiu a cidade norte-americana. Várias casas foram destruídas e milhares de pessoas ficaram sem eletricidade.

Já com as temperaturas a descer, o Observador não arrefecerá o ritmo das notícias (desculpem, mas estamos na silly season, mantenho os trocadillhos fáceis). Veja também como aceder ao nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa segunda-feira 

 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário