terça-feira, 7 de agosto de 2018

Inferno em Monchique – Chamas já chegaram aos concelhos de Silves e Portimão

O último balanço feito pelas autoridades revela que há 29 feridos, dos quais um em estado grave e 79 pessoas já foram socorridas, devido ao incêndio que deflagra em Monchique desde sexta-feira.
Resultado de imagem para Inferno em Monchique – Chamas já chegaram aos concelhos de Silves e Portimão
O incêndio que começou na sexta-feira em Monchique continua fora de controlo, o vento tem vindo a dificultar as operações de combate às chamas desde o dia de ontem. No quartel da corporação de bombeiros de Monchique não há acesso à internet nem telefone. Apenas conseguem comunicar com um rádio fixo ligado ao satélite. Isto acontece devido às antenas e cabos queimados durante o incêndio.
Os ventos fortes que surgiram no dia de ontem têm dificultado o combate às chamas em Monchique.  Vítor Vaz Pinho, comandante distrital de Faro, disse numa conferência de imprensa, que durante a noite houve várias reativações muito fortes, tendo que ser evacuadas mais de 250 pessoas, por questões de segurança.
O comandante Vítor Vaz Pinho, acrescentou ainda que as condições climatéricas continuarão desfavoráveis para o combate às chamas, sendo que, neste momento, o objetivo principal é salvaguardar as habitações e manter as pessoas em segurança.
O fogo já passou do concelho de Monchique para o de Portimão e Silves. O sítio de Falacho é um dos locais que corre mais perigo neste momento. Os meios aéreos combatem as chamas dia e noite, dos quais três são Canadairs vindos de Espanha.
Os bombeiros estão juntamente com o Exército posicionados para defender as casas e resgatar as pessoas nos locais onde o fogo ameaça entrar. O cenário que já aconteceu em Monchique poderá repetir-se agora em Silves.
De acordo com o último balanço feito pelas autoridades , há 29 pessoas feridas, dos quais uma em estado grave e 79 outras foram socorridas. Segundo a Proteção Civil, por volta das 11:00 da manhã estavam no terreno 1204 elementos dos bombeiros, acompanhados por 371 viaturas e 17 meios aéreos.
Fonte: bombeiros24

Nenhum comentário:

Postar um comentário