terça-feira, 7 de agosto de 2018

360º Os militares já não estão ao lado do regime de Maduro? 4 histórias da noite de desespero em Monchique; Benfica na Champions, eleições no Sporting

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o fogo de Monchique descontrolou-se ao final da tarde e, empurrado, pelo vento, ficou incontrolável durante a noite. Várias aldeias foram evacuadas, a vila voltou a ficar rodeada pelas chamas e o incêndio que esteve 95% controlado de manhã tornou-se de novo numa operação "muito complexa", segundo a Protecção Civil. Esta manhã já houve um reforço de meios e os bombeiros profissionais já pediram uma audiência urgente ao ministro para saber o que correu mal.
As histórias do desespero vivido em Monchique revelam o susto do fogo. O João Porfírio conta (e mostra em imagens e vídeos) como José Pedro salvou a casa apenas com baldes de água, D. Dolores nunca vira nada assim em 95 anos de vida, os amigos Zé's souberam que já não tinham casa e Andreia arranjou uma mangueira salvadora

De férias, António Costa colocou várias fotos no Twitter para mostrar que está a acompanhar a situação. Já Marcelo disse que não vai a Monchique para "não atrapalhar", como foi acusado após os relatórios do ano passado. 

O Governo foi entretanto acusado de ter o plano de intervenção para Monchique  parado há sete meses. Segundo o Público, a Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio, diz que o processo de aprovação para a zona que agora arde está "embrulhado na burocracia".

O relatório da UTAO, contudo, diz que das almofadas previstas no Orçamento do Estado para riscos só foi usada a dotação para combater incêndios. O resto do investimento público não descola, continua abaixo do orçamentado.


Apesar da baixa acentuada das temperaturas, a Protecção Civil decidiu prolongar o alerta vermelho de incêndios para mais sete distritos até ao final desta terça-feira.

Outra informação relevante 
Poderá mesmo um golpe de Estado derrubar Maduro na Venezuela? Os militares ainda estão ao lado do presidente ou serão os primeiros a abandoná-lo? Depois do suposto ataque de sábado, o João de Almeida Dias foi falar com especialistas para perceber se o regime venezuelano foi atacado pelos céus e abandonado em terra, já que os militares foram os primeiros a fugir.

Ontem foram identificados os alegados cabecilhas do ataqueOs dois drones com explosivos terão sido comandados de um carro nas imediações, afirmou o Procurador venezuelano responsável pelo caso. Que diz que a tentativa de atentado (?) tem "conexões internacionais". 

O Hotel Pestana em Caracas, de portugueses e onde ficam muitos portugueses, chegou mesmo a ser evacuado pelos serviços secretos venezuelanos, numa operação relacionada com o alegado atentado.

Na pré-campanha das eleições do SportingBruno de Carvalho garante ter recebido uma providência cautelar que obriga Marta Soares a aceitar a sua candidatura. Elementos ligados ao ex-presidente tentaram entregar listas, a polícia foi chamada a Alvalade e gerou-se o filme do costume. Pode ficar tudo resolvido esta terça-feira de manhã. Ou talvez não. Talvez por isso Madeira Rodrigues diga que quer ser a clareza na confusão. João Benedito aposte nos "filhos do Sporting". E Frederico Varandas prometa uma Unidade de Performance Sporting para voltar a inovar na Academia.

Enquanto isso, vêm reforços a caminho dos leões.

O Benfica joga hoje a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões que pode dar acesso aos milhões da prova. Rui Vitória não quis falar sobre a saída Jonas, mas não convocou o avançado para defrontar o Fenerbahçe.

Trump prometeu e cumpriu. E esta noite arrancou com mais uma guerra. Foram reativadas as sanções contra o Irão, levantadas depois do acordo nuclear de 2015. Esperam-se agora as reacções iranianas.

No Brasil, o Partido dos Trabalhadores acabou por escolher Fernando Haddadfigura mais moderada, para substituir Lula, caso este seja impedido de concorrer às presidenciais. Manuela D'Ávila, do PCdoB, será a candidata a vice-presidente, seja com Lula ou Haddad.

Em Espanha, o mestrado do novo líder do PP vai mesmo dar-lhe problemas. A juíza de instrução que avaliou o caso encontrou  indícios suficientes de prevaricação e corrupção passiva para “responsabilidade penal” e encaminhou o processo para o Supremo. Mas Pablo Casado nem põe a hipótese de se demitir.

Ainda aqui ao lado, o El País revelou pela primeira vez 20 fotos da preparação dos atentados de Barcelona de há um ano, que mataram 16 pessoas e feriram 140. E foram divulgadas também as gravações dos terroristas nesses momentos.

Em Itália, a explosão de um camião com material inflamável na autoestrada junto ao aeroporto de Bolonha provocou um enorme sustoO vídeo impressiona. Do acidente resultou um morto e cerca e 60 feridos.

O mundo da alta cozinha foi ontem abalado pela morte de Joël Robuchon, o chef com mais estrelas Michelin (31)O cozinheiro francês foi mentor de Gordon Ramsay e eleito chef do século pelo guia Gault Millaut em 1990.

Os nossos Especiais 

Esta é uma história de persistência. A investigação de um desaparecimento. No dia 16 de julho, Luís Miguel Grilo, triatleta amador, saiu de casa nas Cachoeiras (Vila Franca de Xira), para um treino de bicicleta. Não voltou nem deixou rasto. "Parece que um objeto voador pegou nele e o fez desaparecer", dizem os amigos à Mariana Béu. A PJ continua a procurar.

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre "Não é a direita que está em crise, é o regime": "Sem uma direita democrática forte, o reformismo não terá promotores e o regime está condenado a afundar-se com um crescimento económico medíocre e um Estado social sem dinheiro".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve sobre a "Modorra estival": "Com o acesso de Rio à chefia do PSD cessaram quaisquer veleidades oposicionistas e muito menos reformadoras. O ressurgimento de Santana é puro teatro. PSD e CDS apoiarão Costa sempre que o PS precisar".
  • Paulo de Almeida Sande escreve sobre "Heat: ficção científica": "Chegámos a este último quartel do século com pouca esperança de remissão. Nada ou pouco fizemos quando o que tivéssemos feito teria sido ainda a tempo de inverter o plano inclinado que nos trouxe aqui".
  • Luis Filipe Thomaz escreve "Por um Museu dos Descobrimentos": "Os Descobrimentos portugueses não inauguraram o Paraíso na Terra, mas deram origem ao mundo moderno tal como o temos, com os defeitos e virtudes inerentes a toda a construção humana".

Notícias surpreendentes 
Robert Redford anunciou ontem o fim da sua carreira a poucos dias de fazer 82 anos. O último filme do actor de “Os Homens do Presidente” estreia em setembro

Ainda no cinema, vem aí o filme mais esperado do anoEis o que já se sabe sobre a estreia de “Once Upon a Time in Hollywood”, o olhar de Tarantino para os crimes da família Manson, que fazem 50 anos daqui a dias.

Não é caso para dizer não teste isto em casaMas apenas porque é um teste de laboratório. São 36 perguntas que podem garantir que se apaixone. Da última vez que foram testadas, deram um casamento.

Aí está a tão esperada capa da Vogue americana que tem Beyoncé na capa. Mas tem também uma grande revelação: a cantora conta que é descendente de um dono de escravos que casou com... uma escrava.


Lançadas as notícias da manhã e feito o resumo do mais importante do que ontem se passou, é só continuar pelo Observador para se manter informado.Veja também como aceder ao nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa terça-feira
(e fique preocupado com este estudo que diz que o aquecimento global está a provocar um efeito estufa muito mais rápido e preocupante na Terra do que pensávamos).

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário