sexta-feira, 3 de agosto de 2018

360º-Os leilões do Estado são todos bons negócios como o de Robles? Nuno Sebastião, da Feedzai, estreia as Summer Sessions do Observador; e este calor

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... foram batidos recordes de temperaturas em oito locais do País ao longo desta quinta-feira. Mas hoje e amanhã espera-se ainda mais calor. A freguesia mais quente até às 17h de ontem foi Alvega, Abrantes, com 45,2ºC. Castelo Branco, Odemira, Anadia, Nelas, Coruche, Setúbal, Alvalade e Zambujeira também nunca tinham chegado tão alto nos termómetros. Até sábado, espera-se que o máximo absoluto (47,3ºC na Amareleja em 2003) seja ultrapassado.

Hoje um dos problemas que deixa cinco distritos sob aviso amarelo é o das trovoadas


As altas temperaturas não afectam só PortugalImagens da NASA mostram como a onda de calor mudou a cor da Europa.

Com a praia de Carcavelos cheia, mais de 100 pessoas envolveram-se em agressões no arealOs confrontos terão começado a propósito de uma briga entre dois rapazes, mas a PSP não fez detidos. Os vídeos no entanto mostram que tudo podia ter acabado muito mal.

Outra informação relevante 
Se Ricardo Robles e a irmã podiam ter ganho mais de 4 milhões com o prédio comprado à Segurança Social, os recursos do Estado estão a ser bem geridos? E ainda há oportunidades e pechinchas destas nos leilões? Como é que tudo se processa? Foi a estas outras grandes dúvidas que a Cátia Bruno, o Edgar Caetano e a Mariana Fernandes tentaram responder.

O caso Robles tornou-se ontem o "trending topic" no Twitter. A discussão sobre o dinheiro do bloquista na rede social meteu até uma marca de roupa:"Um rapaz que só vestia camisolas Quechua que era, afinal de contas, um milionário".

E vão mais três! Há mais três hospitais onde os médicos ameaçam demitir-seAgora são os de Faro, Gaia e Vila Real que podem enfrentar uma vaga de demissões entre os especialistas, avança o Jornal de Notícias.

Sabe onde andam as 200 obras de arte (que valem mais de 5 milhões) do antigo BPN? Estão num cofre fechado, porque o Estado não sabe o que fazer com elas, escreve o Público.

Mais um dia, mais decisões de Marcelo. Desta vez o Presidente deu parecer positivo à descentralização, mas (com ele há sempre um mas...) fica à espera dos diplomas complementares.

Vale a pena apresentar uma morada fiscal falsa para garantir a escola que quer para o seu filho? Um especialista em Direito Fiscal explica à Ana Kotowicz que riscos existem e que benefícios se podem perder.

O Papa Francisco mudou a doutrina da Igreja. Declarou que a pena de morte é “inadmissível".

Bruno de Carvalho e Carlos Vieira foram suspensos de sócios por um ano e não podem ser candidatos às eleições do Sporting. A Comissão de Fiscalização justifica a decisão dizendo que o ex-presidente foi "o principal artífice e responsável da situação grave criada" no clube. O ex-presidente respondeu à letra, inaugurando a sua sede de campanha e garantindo que o mail da notificação foi para o spam.

Já o Benfica lançou seis questões e um desafio à Federação, à Liga e ao TAD. E pede que respondam antes do início do campeonato, "em defesa da transparência no futebol".

O Rio Ave disse adeus à Liga Europa ao empatar, em casa, com o Jagiellonia. O jogo foi de loucos e acabou... 4-4.

Apple é a primeira empresa a chegar aos doze zeros: um bilião de dólaresO negócio criado por Steve Jobs quebrou barreiras nunca antes ultrapassadas e a culpa é a intensa procura por iPhones.

May e Macron vão ter uma reunião decisiva sobre o Brexit. Será em França, na casa de férias da primeira-ministra britânica. Mas o que sair do encontro só será conhecido mais à frente.

Trump (não pode faltar um dia) voltou a atacar media depois de críticas das Nações Unidas. “Eles são as ‘fake news’, falsas e nojentas", contrapôs.



Os nossos Especiais 

Podem os escândalos do pai Juan Carlos abalar o trono do filho Felipe? Depois da caça aos elefantes, do caso Nóos e da vida de mulherengo, Juan Carlos é acusado de ter contas na Suíça e de receber comissões ilegais usando a amante Corinna. Os casos sucessivos, e uma doença de última hora, impediram-no até de fazer as habituais férias em família em Maiorca. O João de Almeida Dias falou com especialistas sobre esta crise na monarquia espanhola.

A nossa opinião

  • Jorge Barreto Xavier escreve sobre "Rui Rio, as distritais do PSD e a ideia de democracia": "Rui Rio nunca percebeu a diferença entre o lugar da crítica feita por terceiros e a posição do lugar institucional que ele ocupa – foi assim na Câmara do Porto, está a ser assim na liderança do PSD". 
  • Faria de Oliveira escreve sobre "A governabilidade das Nações em tempos de incertezas e transformações disruptivas": "O sonho europeu não deveria estar em risco. A Europa tem de encontrar um novo impulso para se manter como expoente civilizacional, cultural, de prosperidade económica e proteção social".
Notícias surpreendentes 
É a nova rúbrica de Verão do Observador. As Summer Sessions no nosso (fabuloso) terraço, por onde vão passar muitos entrevistados, sempre com um bebida especial na mão. A estreia coube a Nuno Sebastião, CEO da Feedzai, que enquanto bebia uma Franziskaner falou de Stephen Hawkings, da Web Summit e até de Trump. A Ana Pimentel conduziu a conversa que está resumida nesta vídeo.

Francina Blankers-Koen foi a melhor atleta do século XX e fez história há 70 anos quando ganhou quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de LondresFugiu à jardinagem e à costura, foi mãe duas vezes e deu uma lição eterna ao desporto

O Convento do Espinheiro, em Évora, é um dos hotéis que já aceita hóspedes de quatro patas. A Catarina Homem Marques levou lá o Senhor Costa. Que foi Cinco Estrelas.

Imagens raras de uma família de orcas foram tiradas ontem ao largo da costa algarvia. Detalhe: os machos tentaram desviar as atenções de quem os observava, enquanto as fémeas protegiam as crias.

Tenha cuidado com o calor, mas não deixe de aproveitar esta sexta-feira, o fim-de-semana ou as férias, se for caso disso. Sempre a ler o Observador. E veja também como aceder ao nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Até já

 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário