quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Rastreio Nacional da Voz

Mais de 700 pessoas já participaram. Rastreio até final de 2018.
Mais de 700 pessoas participaram no rastreio nacional da voz artística promovido pela GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas, em parceria com o Ministério da Saúde e o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, iniciado em maio de 2017 e que terminará no final deste ano.
A campanha nacional resulta de uma parceria entre a GDA (entidade que em Portugal gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, atores e bailarinos), o Ministério da Saúde e o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, cuja Unidade de Voz – do Hospital Egas Moniz – se tem distinguido como principal ponto do Serviço Nacional de Saúde para prestação de cuidados diferenciados na área da voz a artistas portugueses.
Segundo Clara Capucho, a cirurgiã otorrinolaringologista responsável pelo rastreio da GDA e coordenadora da Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz, «este rastreio nacional é uma forma de chamar a atenção dos cantores e dos atores portugueses para os cuidados regulares que devem ter com o seu aparelho vocal: a exigência permanente a que a voz profissional está sujeita desenvolve algumas patologias que, se não forem detetadas cedo e corrigidas, comprometem, a prazo, a qualidade do desempenho artístico».
Além de cantores e atores, é crucial para a saúde vocal dos portugueses que todas as pessoas, regularmente, façam um exame às suas cordas vocais.
Até final do ano serão percorridas todas as 18 capitais de distrito de Portugal, bem como as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
Viana do Castelo recebe rastreio nacional
Dirigido aos artistas do distrito, mas aberto a toda a população, o rastreio passará, nos dias 30 e 31 de agosto, por Viana do Castelo, tendo lugar na Unidade de Saúde Familiar (USF) Gil Eanes.
No primeiro dia (30), o rastreio decorrerá entre as 10 e as 13 horas e das 15 às 18 horas. No dia seguinte, o rastreio decorrerá entre as 9 e as 13 horas e, de tarde, no mesmo horário da véspera.
A população poderá inscrever-se na USF Gil Eanes, ao passo que os artistas deverão fazê-lo diretamente através do site da GDA.

Para saber mais, consulte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário