quarta-feira, 19 de setembro de 2018

360º - FCT deixa vencedora do Prémio Pessoa fora dos contratos de trabalho para investigadores científicos. Já há centenas de táxis na rua em protesto

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Os taxistas já estão na rua em Lisboa, Porto e Faro para protestarem contra a chamada Lei Uber, que entra em vigor a 1 de Novembro. Há centenas de motoristas na Praça dos Restauradores, em Lisboa, e a Avenida da Liberdade também está cortada. Pode seguir tudo o que se passa no país neste artigo do Observador, que estará em permanente atualização.

Os taxistas querem que a Lei Uber vá ao Tribunal Constitucional, mas os juristas alertam que a decisão “pode demorar anos”. Perceba aqui o que está em causa nesta guerra jurídica.

O FC Porto empatou 1-1 com o Schalke na Liga dos Campeões. Como escreve o Fábio Ferreira Lima na crónica do jogo, o mais importante aconteceu aos 13 minutos, quando Alex Telles deixou Fahrmann defender um penálti. Dez anos depois da final de Gelsenkirchen, as coisas não correram tão bem ao FCP.

Pelo menos, houve um recorde: Casillas começou a disputar a 20.ª Champions consecutiva e, assim, destronou Giggs como o jogador com mais Ligas dos Campeões de sempre.

Hoje, o Benfica joga contra o Bayern na Luz e Rui Vitória disse que o segredo da vitória é "arrogância".


Mais informação importante

Maria Manuel Mota, vencedora do Prémio Pessoa em 2013, ficou de fora dos 500 investigadores selecionadospela Fundação para a Ciência e a Tecnologia para ter contrato de trabalho. Esta notícia do Observador explica que a cientista, que tem feito investigações mundialmente reconhecidas sobre o parasita da malária só tem salário garantido até ao final do ano.

Santana Lopes entrega hoje no Tribunal Constitucional as assinaturas para formalizar o seu novo partido. O Observador acompanhou ontem a noite de trabalho que antecedeu o nascimento do Aliança — e tem novidades sobre como vai funcionar o partido.

“A EDP nasce do Estado, a EDP era o Estado. Hoje é o mau da fita”. A frase é do ex-presidente da EDP João Talone, que foi ontem ouvido na comissão parlamentar de inquérito das rendas excessivas da eletricidade. Talone lembrou que “em 1996, quando foi decidida a extensão dos CAE à EDP, foi criada a maior renda para a empresa”. E disse: “As rendas podem ser altas, mas não são necessariamente excessivas”.

Na mesma audiência, João Talone contou que o Governo Sócrates "não estava confortável" com o facto de ser presidente da EDP. E lembrou o episódio em que abandonou uma reunião depois de esperar horas pelo ministro Manuel Pinho.

José Penedos, ex-presidente da REN, também foi ouvido na comissão. Com pouca memória, disse que a decisão de Manuel Pinho de prolongar a concessão das barragens à EDP “foi contra o interesse nacional”.

Com tudo isto, a comissão quer ouvir Manuel Pinho a 17 de Outubro, antes de parar por causa do Orçamento do Estado.

Acabou a curta visita de António Costa a Angola, com muitos acordos assinado e muitas declarações de paz. Quais foram os altos e baixos destes dois dias? O José Pedro Mozos explica.

Regressa a polémica política com a recondução da procuradora-geral da República. Jerónimo de Sousa acusou o PSD e o CDS de estarem a tentar “condicionar” o processo.

Há um novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça. António Joaquim Piçarra foi eleito com 34 votos (sem necessidade de ir a uma segunda volta). O Público escreve que, com 67 anos, terá que se aposentar a meio do mandato.

A PSP diz estar atenta a ameaças de morte contra o alegado agressor de uma criança de ano e meio que ficou ontem em liberdade. Na internet já circula a morada do suspeito.

Ainda esta semana outro avião foi obrigado a desviar-se da rota na aproximação a Lisboa para evitar embater num drone. Já há leis, mas a ANAC não sabe quando começa a registar donos dos aparelhos. "Despacito", como diz a música.

A Coreia do Norte aceitou desmantelar o principal complexo nuclear do país (desde que os Estados Unidos tomem "medidas proporcionais"). E vai também acabar com as principais instalações de testes e de lançamento de mísseis perto da fronteira com a China. Mais uma novidade: Kim Jong-un diz que vai a Seul. Este é o resultado da cimeira entre o Norte e o Sul


Os nossos Especiais

Visitámos o “cérebro” do Facebook, onde moram todos os nossos dados. São 200 mil quilómetros de cabos que distribuem tudo o que fazemos no Facebook, Instagram e WhatsApp por milhares de servidores. A Ana Pimentel esteve lá.

Dezenas de cursos ficaram com menos de dez alunos na 1.ª fase de acesso ao Ensino Superior. O que acontece aos estudantes nestas situações? A lei prevê a extinção dos menos procurados, mas as universidades garantem que o aluno fica sempre protegido.
 

A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "Uma crise que esconde outra": "Não foi o colapso do Lehman Brothers em 2008, mas o colapso das fronteiras em 2015 que provocou a verdadeira crise contemporânea".

Luís Aguiar-Conraria escreve "A identidade da esquerda": "A identidade da esquerda passa pela luta de classes. A esquerda não pode esquecer que um estivador negro tem muito mais em comum com um estivador branco do que com um milionário negro".

Eu escrevo "Marcelo, o optimista irritante": "Quando sai à rua todos os dias para anunciar que os portugueses são 'os melhores do mundo' em tudo, o Presidente diminui-se e coloca-se ao mesmo nível do mais primário guru de auto-ajuda. É pena".

Maria João Marques escreve "Nunca se lembram de baixar impostos": "Num país onde abusadores sexuais de crianças têm penas suspensas, há pessoas detidas por venderem bilhetes para o concerto dos U2 pelo preço que outros aceitam livremente comprar. É de loucos".


Notícias surpreendentes

O novo iOS 12 já está disponível. Vai atualizar agora ou esperar mais uns dias? Confira as nossas dicas.

Já se conhecem mais detalhes sobre Yusaku Maezawa, o milionário japonês que será o primeiro astronauta privado da História. Ele foi uma estrela punk rock no liceu, juntou uma fortuna com vendas na internet e faz calças à medida.

À quarta edição, o The Pitch Market trocou os famosos contentores por casinhas brancas. A partir de amanhã, e durante quatro dias, Belém transforma-se na aldeia do design português, com 50 marcas de decoração. O Mauro Gonçalves tem os detalhes.

O Dão e os Vinhos Verdes celebram esta semana 110 anos de vida, resultado da Carta de Lei que D. Manuel II assinou em 1908. A Ana Cristina Marques explica quais são as quintas que pode visitar.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário