terça-feira, 18 de setembro de 2018

360º - Você é um especulador ou um investidor? Quem é o primeiro turista espacial da SpaceX. As surpresas (e as confirmações) dos Emmy

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Foi anunciada a identidade daquele que será o primeiro turista espacial. Yusaku Maezawa é o 14.º milionário mais rico do Japão e comprou todos os lugares dentro do foguetão da SpaceX que o levará à Lua já em 2023. O anúncio foi feito por Elon Musk numa conferência de imprensa esta madrugada, que pode rever aqui.

Nos Emmy, a vitória (oh, surpresa) foi para "Game of Thrones", que venceu o prémio de Melhor Série Dramática. No ano passado, a série tinha ficado de fora dos Emmy por uma questão de calendário — mas agora regressou. Na comédia, todos os prémios foram para “The Marvelous Mrs. Maisel”, da Amazon.

Durante a cerimónia, houve o primeiro pedido de casamento em palco da história dos Emmy. O realizador Glenn Weiss ajoelhou-se e perguntou: "Queres casar comigo?"(Spoiler: a namorada disse "sim".)

Na primeira fila dos Emmy estava um homem misterioso, de blazer de veludo vermelho e com uma cara (aparentemente) modificada —  quem era ele? O Diogo Lopes tem algumas pistas.

Antes da cerimónia, claro, houve a passadeira vermelha (que, neste caso, foi bege, mas o que interessam esses detalhes?). Houve muitos amarelos, algumas surpresas boas e algumas surpresas más. Veja a fotogaleria.

Além do estilo, houve ainda política. Na passadeira vermelha, a mensagem passou com uma camisola da Nike e um número de telefone, como pode conferir aqui.


Mais informação importante

António Costa chegou a Luanda e andou de calças de ganga e sem gravata na passadeira vermelha (esta era mesmo vermelha) que o recebeu, o que deu polémicaE seguiu para o habitual optimismo das visitas de Estado:

Acabou de comprar uma casa? Então, quando se olha ao espelho o que é que vê: um terrível especulador ou um simples investidor? Quem ouviu nos últimos dias as propostas dos partidos sobre especulação imobiliária até pode pensar que é um conceito fácil de definir. Não é. O Observador ouviu vários economistas para ajudar a perceber o que está em causa.

A taxa Robles e a taxa Rio são muito diferentes ou muito iguais? E, mais importante do que isso: são eficazes? O José Pedro Mozos foi olhar para os detalhes.

Na política, às vezes os números são mais reveladores do que as palavras. Por isso, o Pedro Raínho foi analisar os dados do "Hemiciclo", um site que compila informação estatística sobre o parlamento. Tirou estas conclusões:
  • O Bloco de Esquerda é o principal apoio do PS: aprovou 90% das propostas dos socialistas nesta legislatura e a tendência mantém-se desde o segundo governo de Sócrates;
  • PSD e CDS apoiaram mais José Sócrates que António Costa;
  • Assunção Cristas é a líder mais desalinhada com o seu próprio partido: votou sete vezes contra a maioria da bancada do CDS.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia selecionou 500 investigadores para terem um contrato de trabalho com uma instituição científica portuguesa. Há 3.600 candidatos que ficaram de fora.

Três anos depois do Dieselgate há mais carros com emissões acima do limite legal na Europa. São 43 milhões no total e 713 mil em Portugal. A conclusão é de um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente.

Nicolás Maduro foi filmado a almoçar e a fumar um charuto num restaurante de luxo na Turquia: “Isto é só uma vez na vida!”, disse à mulher. Não vale a pena explicar o que se passa na Venezuela, pois não?

Hoje arranca a fase de grupos da Liga dos Campeões: a competição traz novas regras e regressos românticos, como o do FC Porto a Gelsenkirchen e o de Ronaldo a Espanha. Confira o que tem mesmo de saber.

Paulo Gonçalves deixou ontem o Benfica (a seu pedido, segundo o clube). Como foi a ascensão e a queda do homem forte de Luís Filipe Vieira?

O Sporting também tem o seu fantasma: Bruno de Carvalho disse ontem que quer “obter consensos”, mas sem abdicar da “guerra jurídica”.


Os nossos Especiais

A moda recente de beber leite cru já levou várias crianças ao hospital, com problemas graves, e não é a única com riscos para a saúde. São muitos os mitos alimentares e os perigos que podem trazer. A Vera Novais dá os detalhes.


A nossa Opinião

Laurinda Alves escreve "Boas maneiras de combater os medos das crianças": "Entre o livro e o Teatro LU.CA, a Associação Princesa Azul e a teatralização das histórias feita nas escolas, muito pode ser feito, posta em perspetiva e renovado nas crianças, educadores e famílias".

Paulo de Almeida Sande escreve "Nevermore: a União Europeia vive": "A União Europeia deu um forte sinal político através de duas das suas instituições mais importantes contra a ideia de que o continente pode voltar a conhecer governos não democráticos, iliberais".


Notícias surpreendentes

O chef José Avillez tem dois projectos novos (se fizer as contas, já são 16). Vai reinaugurar a Cantina Peruana, agora na zona do Cais do Sodré, em Lisboa, e está para breve o Za'atar, uma incursão na comida libanesa.

O chef Marco Pierre White também tem um restaurante novo, em Singapura, chamado The English House. Mas quando os inspetores do Guia Michelin o quiseram visitar, o cozinheiro disse "não": “Eles vendem pneus e eu vendo comida”.

O primeiro projeto de Meghan Markle como duquesa é solidário: junta cozinha e famílias que, em 2017, foram vítimas do incêndio na Grenfell Tower. Sairá em breve um livro de receitas e o dinheiro das vendas vai ajudar a comunidade.

Cristina "um milhão de euros" Ferreira fez ontem a sua entrada pública na SIC, com uma entrevista no Jornal da Noite. Da comparação à morte da princesa Diana ao salário que vai receber, estes foram os 18 momentos principais da conversa.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário