terça-feira, 9 de outubro de 2018

360º - "Portugal devia ter vergonha de não ser um país de topo", diz economista-chefe do Saxo Bank; o pessimismo do FMI; e Ronaldo ouvido em Vegas?

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a estimativas do FMI para Portugal começam a ficar pessimistasO Fundo reviu em baixa o crescimento da economia portuguesa deste ano para 2,3% e estima que o PIB avance só 1,8% em 2019, segundo o seu ‘World Economic Outlook’, o relatório com as previsões económicas mundiais. Exatamente porque a economia mundial está em desaceleração.
Estes dados surgem no dia em que o governo vai apresentar as linhas gerais do Orçamento de Estado para 2019 aos partidos.

Ontem à noite soube-se que o governo indicou um deputado do PS para o regulador da energia. Carlos Pereira, vice-presidente da bancada socialista vai ganhar 10.431,32 euros brutos.

Uma falha rede social Google+ expôs dados pessoais de cerca de meio milhão de contasA Google decidiu encerrar temporariamente a plataforma, devido a riscos de segurança.

Kim Jong-un convidou o Papa Francisco para visitar a Coreia do NorteO próprio presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, irá pessoalmente reforçar esse convite a pedido do vizinho agora amigo durante a sua passagem pelo Vaticano

Outra informação relevante 
Um dia depois da primeira volta das eleições brasileiras que deram a vitória a Jair Bolsonaro (dia 28 disputará a presidência com Fernando Haddad), sucedem-se as reacções. Em entrevista a João de Almeida Dias, Fernando Bizzarro, investigador brasileiro em Harvard, diz que o candidato de extrema-direita é "autoritário e vai tentar erodir a democracia" e que “é mais perigoso do que Trump”.

Cristiano Ronaldo deve ser mesmo interrogado pela polícia de Las Vegas. Em entrevista ao CM, um responsável daquela polícia respondeu que a dada altura do processo isso terá de acontecer, além de garantir que as provas contra o jogador não desapareceram. A mãe criou entretanto uma corrente de apoio ao filho: Cristiano aparece vestido de Super-Homem, com várias hastags associadas e a frase maternal "ele merece"

Extra-judicialmente e só no campo desportivo, o avançado português é, naturalmente, um dos 30 candidatos à Bola de Ouro da France Football.

Ainda no campo da justiça e do futebol, Luís Filipe Vieira é arguido no caso dos e-mails do Benfica. Também segundo o Correio da Manhã, a informação de mais esta investigação por corrupção desportiva consta de uma certidão junta ao processo e-toupeira e envolve não só o presidente do clube, como o ex-assessor jurídico Paulo Gonçalves, o comentador Pedro Guerra e o ex-árbitro Adão Mendes. Os telemóveis e os tablets de Vieira terão sido apreendidos pela PJ.

Há 18 mil empregos em Portugal para portugueses e luso-descendentes que queiram sair da Venezuela. O anúncio foi feito à TSF pelo secretário de Estado das Comunidades, que está de visita ao país de Maduro. Maduro que viu o seu opositor “suicidar-se” na sede dos serviços secretos.

António Costa voltou pela enésima vez a manifestar confiança em Azeredo Lopes apesar do caso TancosA continuidade do ministro da Defesa no governo tem sido posta em causa pela direita e tem gerado apreensão à esquerda, mas nenhum estado de alma partidário o tem afectado. Apesar de poder vir aí mais um problema: o ex-porta-voz da PJ Militar quer ser ouvido novamente sobre ter dado conhecimento ao ministro da encenação do achamento das armas roubadas.

A Escola de Quadros do CDS vai ter alguns professores especiais: entre eles Paulo Portas, Marques Mendes e um general que pediu a passagem à reserva exatamente na sequência do caso de Tancos.

Os professores entregaram um novo pré-aviso de greve parcial entre 15 de outubro e 31 de dezembro. Ontem a Fenprof reuniu com Marcelo e pediu o veto do decreto-lei aprovado pelo governo para a contabilização do tempo de serviço: os dois anos recuperados "são zero" disse Mário Nogueira.

Uma outra greve vai afectar os comboios esta sexta-feira. A paralisação foi decretada pelos sindicatos dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal que exigem negociar o contrato coletivo de trabalho.

O governo quer que seja o fisco e não os tribunais a fazer cobrança coerciva de coimas e multas. A proposta de lei, segundo a TSF, já está a correr no Parlamento para ser avaliada pelos deputados.

A sentença do "irritante" caso Fizz foi adiada. Porquê? Entre outras coisas porque o juiz decidiu corrigir presencialmente alguns lapsos.

Nobel da Economia foi entregue a William ("Bill") Nordhaus e a Paul Romer. Mas não foi fácil comunicar-lhes que tinham ganho. O telefone tocou duas vezes: Romer pensou que era "spam" e ignorou. Depois ligou de volta e ficou em espera até saber que tinha vencido. Ele e Nordhaus, que estuda a economia ligada às alterações climáticas. 

A guerra no Vaticano continua. Agora envolve uma troca de comunicados sobre as acusações se o Papa Francisco terá ou não encoberto abusos sexuais. Serão as acusações credíveis ou apenas uma “manobra política”? Ontem, várias personalidades portuguesas juntaram-se em Lisboa para manifestar apoio ao Papa.

Na Bulgária, uma jornalista que investigava casos de corrupção ligados a fundos europeus foi violada e assassinada. A morte de Viktoria Marinova, de 30 anos, está a causar uma vaga de indignação na Europa.

Pela primeira vez foi reconhecida a existência de tráfico de bebés em Espanha durante o franquismoO ginecologista Eduardo Vela, de 85 anos acabou ilibado, mas apenas porque os crimes já prescreveram. Uma das vítimas vai mesmo assim recorrer para o Supremo.

Foi identificado o segundo suspeito do envenenamento com novichok do ex-espião russo Sergei SkripalSerá um médico dos serviços secretos da Rússia, segundo o mesmo site de investigação que identificou o primeiro atacante.

Depois do Florence, há mais um furacão extremamente perigoso a ameaçar os EUAChama-se Michael e pode ser o maior dos últimos 30 anos a atingir a Flórida.

Os nossos Especiais
Steen Jakobsen, economista-chefe e chief investment officer do banco dinamarquês Saxo Bank, está desiludido com Portugal. Em entrevista ao Edgar Caetano, diz que "Portugal devia ter vergonha de não ser um país de topo mundial" depois da "conjugação sortuda de fatores" para economia crescer o que cresceu.

A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "Bolsonaro precisa do PT, e o PT precisa de Bolsonaro": "Aqueles que votaram em Bolsonaro para se livrar do petismo ou no PT para se livrarem de Bolsonaro vão talvez descobrir que Bolsonaro e o PT precisam muito um do outro".
  • Laurinda Alves escreve "Porque a Pilar existe": "Onze jovens que optam por estudar no Politécnico de Santarém não fariam história se não tivessem uma característica comum: todos têm mais de 18 anos e um défice cognitivo igual ou superior a 60%".
  • Paulo de Almeida Sande escreve "Em defesa de Ronaldo": "Cristiano Ronaldo é um dos heróis modernos de Portugal, talvez o seu nome maior, e por isso mesmo os portugueses, mais do que qualquer outro povo, deveriam fazer profissão de fé na sua inocência".
  • João Freire de Andrade escreve "Portugal FinLab: as fintechs ganham vantagem!": "Portugal tem o essencial: os empreendedores que vão impondo a sua tecnologia pelo mundo. Mas ainda faltam melhores condições para crescerem mais e melhor, apesar de todas as WebSummits".

Notícias surpreendentes 

Tina Turner revelou ao fim de todos estes anos como foi a sua noite de núpcias com o ex-marido IkeNum bordel. “Estive triste o tempo todo”, contou.

Nos 20 anos do Nobel de Saramago, várias notas. A entrevista com o português que soube primeiro que todos da notícia: chama-se Amadeu Batel e era júnior do Vitória de Setúbal. A oportunidade para Marcelo voltar a atacar Cavaco, agora pelo veto à obra do escritor: "Foi falta de senso". E a crítica de Carlos Maria Bobone aos livros de Saramago: será que a escrita de um Nobel é feita só de virtudes?

Para os fãs, vem aí a nona temporada de 'The Walking Dead'. Depois do mundo apocalíptico inicial, a série tornou-se num cruzeiro ao ritmo de um walker. Mas se não quiser saber o que vai mudar, o melhor é não ler este artigo.

Já sabe que o Observadoreleito o jornal generalista do ano, tem toda a restante informação de que precisa. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa terça-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário