terça-feira, 18 de dezembro de 2018

360º- As aulas por semestres e outras mudanças nas escolas; as previsões pessimistas do BdP; e o deputado do PS que nega presença-fantasma na AR

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o Banco de Portugal cortou a previsão de crescimento de 2018 de 2,3% para 2,1%. E antecipa que vêm aí quatro anos seguidos de desaceleração na economia: 2019 não irá além de 1,8% (tal como prevê o FMI), quando o Orçamento do Estado aprovado estima 2,2%.

Na Educação há mais e novas mudanças já no próximo ano lectivoO Governo quer que além de todas as  escolas passarem a ter autonomia curricular a 100%, as aulas passem a ser semestrais e haja menos alunos por turma. O objetivo final é acabar com chumbos, conta a Ana Kotowicz.

José Veiga teve uma empresa de exploração de petróleo com o ex-representante do FMI no Congo. A investigação de uma ONG lida pelo Luís Rosa revela que o ex-empresário de futebol deteve com Yaya Moussa uma petrolífera que estabeleceu parcerias com a francesa Total e a italiana ENI.

Jeremy Corbyn, o líder da oposição britânica, anunciou uma nova moção de censura a Theresa MayA iniciativa, que surgiu depois de May anunciar que o acordo para o Brexit só será votado em meados de janeiro, é especial e pode não passar (é só contra a primeira-ministra e tem de ser autorizada pelo governo). Mas está garantido mais um dia de embaraços políticos para a líder britânica.


Outra informação relevante 
Nuno Sá é o primeiro caso conhecido de um deputado do PS com uma presença-fantasma no Parlamento depois de Carlos César anunciar medidas duras para tais situações. Há ano e meio, a 12 de junho de 2017, uma segunda-feira de ponte antes do feriado de Santo António, Nuno Sá estava ao fim da manhã em Famalicão em campanha eleitoral a visitar uma fábrica, como mostram vídeos no Facebook, marcou presença na AR depois das 15h00, mas ao fim da tarde tem fotos de novo na sua terra, a assistir às marchas Antoninas. Questionado pelo Rui Pedro Antunes sobre a velocidade deste vaivém, não quis responder, mas garantiu que não deu a sua password a ninguém.

Em explicações à bancada do PS, Nuno Sá deu depois uma explicação jurídica: diz que não há imagens do minuto em que se registou e que, por isso, não é possível provar se estava ou não na ARMas garante renunciar caso caso a Assembleia detecte qualquer irregularidade: para já Carlos César ainda não precisa por em prática o que regulamentou. 

Uma nova operação da PJ fez mais oito detidos no caso do roubo das armas de TancosUm militar foi ouvido como testemunha e a PJ Militar não foi envolvida na investigação. O juiz decidiu, aliás, deixar o ex-diretor da PJM, suspeito do encobrimento na devolução do armamento, em prisão preventiva. Presidente e ministro da Defesa estão satisfeitos com os desenvolvimentos da investigação.
  
A procuradora-geral da República ameaçou demitir-se em caso de alteração da composição do Conselho Superior do Ministério PúblicoLucília Gago considerou que isso seria uma “radical alteração dos pressupostos" que a levaram a aceitar o cargo, juntando-se assim à contestação dos magistrados (marcaram uma greve para fevereiro contra a proposta de PS e PSD que prevê uma maioria os membros designados pelo poder político). A ministra da Justiça teve de vir entretanto acalmar os ânimos e negar que tal venha a acontecer.

Quem também teve de vir moderar o tom foi a ministra da Saúde, que pediu desculpa aos enfermeirosMarta Temido telefonou à bastonária a esclarecer a frase da entrevista ao Diário de Notícias e à TSF em que afirmou que negociar com os grevistas é privilegiar o criminoso. Mesmo assim, os enfermeiros não desistem dos protestos, apesar de trabalharem dia 21, para as famílias poderem estar com os doentes no Natal.

É um processo obrigatório nestes casos, mas merece referência. O Ministério Público abriu um inquérito para apurar as circunstâncias do acidente com o helicóptero do INEM. Já a Protecção Civil prometeu esclarecimentos para breve. O Públicoacrescenta que as famílias das quatro vítimas podem receber indemnizações de meio milhão de euros cada uma.

O movimento dos 'coletes amarelos' chega cá esta sexta-feira com o nome “Vamos parar Portugal como forma de protesto”A PSP tem um “dispositivo de segurança” pronto, mas, diplomaticamente, apela primeiro aos organizadores para que comuniquem, "por escrito e com a antecedência mínima de dois dias úteis", a intenção de organizar manifestações.

O regulador da energia confirmou a descida de 3,5% na tarifa regulada da eletricidade para as famíliasA fatura média mensal vai assim baixar 1,58 euros. Esta poupança tem a ajuda da EDP, que vai ter de voltar a pagar a contribuição extraordinária sobre o setor energético.

A CP impôs a “lei da rolha” no mesmo dia em que exonerou o diretor crítico que alertou para os riscos de adiar as revisões das automotoras. A transportadora distribuiu um código de ética aos seus funcionários que exige que ninguém ponha "em risco a reputação e a imagem"da empresa, escreve o JN (sem link).


Por falar em Sporting, o presidente Frederico Varandas deu uma entrevista sobre os primeiros 100 dias à frente do clube. Admitiu que teria sido mais feliz se tivesse mantido Peseiro como treinador, mas que Keiser “é um grande senhor” e nem ele "acreditava que tudo ia correr tão facilmente"

Ainda no desportoGabriel Medina tornou-se o primeiro brasileiro bicampeão mundial de surf. O surfista que pôs o ‘e’ em surf é amigo de Neymar, profundamente religioso e não gosta de cerveja.

Brasil que está em choque com a detenção do médium das estrelas. João de Deus é acusado de abusos por mais de 200 mulheres, algumas menores, entre elas a sua filha. Os relatos impressionantes chegam em catadupa, depois da história de sucesso de um homem analfabeto que se dizia curandeiro e enriqueceu com donativos de famosos como Oprah, Naomi, Paul Simon, Lula, Dilma e muitos mais.

O Facebook, o Twitter e a Google são acusadas de dar informações "deturpadas" sobre as manobras russas nas eleições dos EUADois relatórios do Comité de Informações do Senado deixam várias críticas à maneira como as empresas tecnológicas colaboraram com as investigações das comissões de inquérito.

Os nossos Especiais

Os financiamentos europeus dos fundos do famoso Portugal 2020 começam a levantar várias polémicas. O Edgar Caetano falou com alguns empresários para quem estes apoios se transformaram em verdadeiros “pesadelos”.

Pedro Rodrigues foi escolhido para liderar a comissão para a reforma do sistema político e do PSD. Em entrevista à Rita Dinis, quer que o partido lance o desafio ao PS para uma reforma do regime, promete conclusões antes das eleições, diz que os críticos não são leais e acredita que a Rio segue-se... Rio.


A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "Porque não acreditamos no governo?": "Estamos a assistir ao fim das grandes expectativas sociais que o próprio regime suscitou há décadas e que tornou a sua razão de ser. A onda vai morrer na praia, mas na ressaca poderá levar quase tudo".
  • Laurinda Alves escreve "Trotinetes absurdetes": "Não quero morrer nem matar por causa de uma estúpida trotinete, estupidamente a circular na estrada, mas sei que fatalmente algum desastre vai acontecer dada a multiplicação irrestrita destes veículos".
  • Diana Soller escreve "Ressentimento": "Precisamos de reformas nos partidos políticos centrais e de um novíssimo debate sobre a União Europeia. Menos técnico, mais político. Menos idealista, mais pragmático. Antes que o ressentimento ganhe".
  • Filipa Correia de Araújo escreve "Dia Internacional das Migrações": "Refletir sobre se estamos a fazer o suficiente para receber e envolver os emigrantes que nos escolhem como sua nova morada é essencial para que continuemos a viver à margem do radicalismo político".
Notícias surpreendentes 
David Rowan,  fundador da Wired, tem visto muita "inovação da treta" e decidiu escrever um livro sobre inovação "à séria". Para acabar com cuecas anti-radiação, espremedores de sumo inúteis ou ovos "ligados à net".

E se com apenas duas libras ganhar uma obra de Banksy? Sim, é possível. Basta entrar num concurso de adivinhas. Os fundos são para ajudar refugiados.

A Tesla propôs oferecer um carro novo a um cliente que viu o seu Model S arder na viagem inaugural e já se preparava para recolher e rever toda a série em causa. O problema foi quando descobriu o motivo do incêndio: alguém sentado atrás tinha disparado um tiro contra a plataforma e acertado na bateria.

Foi encontrado um novo túmulo com mais de 4 mil anos quase intacto no Egito. É uma das maiores descobertas arqueológicas das últimas décadas: está coberto de hieróglifos e de estátuas de faraós e é dos raros que escapou ao saque de ladrões.


Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa terça-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário