quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

360º - Marcelo põe tudo a zeros e força Costa a negociar com professores. Trump vai ao Iraque e garante: "Já não somos mais os totós, pessoal"

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Marcelo Rebelo de Sousa usou o seu poder de veto e mandou para trás o diploma que recuperava parte das carreiras congeladas dos professores. O golpe de caneta do Presidente tem duas consequências imediatas:
  1. A 1 de Janeiro os professores não têm nada, nem sequer os 2 anos, 9 meses e 18 dias que o governo lhes dava e os sindicatos contestavam;
  2. O ministro da Educação vai ter que voltar a sentar-se à mesa com Mário Nogueira.
Confirma-se, assim, que o Governo está isolado neste tema. António Costa foi atirado às cordas em três movimentos:
  • Ao nível do parlamento, os restantes partidos juntaram-se todos para colocar  no Orçamento para 2019 a obrigação de novas negociações;
  • Ao nível do Estado, a Madeira (governada pelo PSD) e os Açores (governados pelo PS) votaram pela recuperação integral do tempo de serviço congelado dos professores que exercem nas regiões autónomas;
  • Ao nível do regime, vem agora o veto de Marcelo.
O tema é complicado, por isso temos sete respostas para perceber o veto de Marcelo. A Rita Tavares dá todos os pormenores.

Vamos à contabilidade, feita pela agência Lusa: Marcelo já vetou 11 diplomas desde que é Presidente e esta é a terceira vez que devolve um decreto-lei ao Governo.


Mais informação importante

Os sindicatos dos Enfermeiros marcaram uma nova “greve cirúrgica” nos blocos operatórios. Vai de 4 de janeiro a 28 de fevereiro e envolve sete centros hospitalares.

Arménio Carlos volta a avisar: “Saltou a tampa da panela de pressão. (...) É evidente que a conflitualidade vai aumentar”. Em entrevista ao Público, o secretário-geral da CGTP diz que não está fora de questão uma greve geral.

Os consumidores que devolvam garrafas de plástico vão passar a receber um prémio atribuído pelo Ministério do Ambiente. Não se sabe ainda que prémio será esse, mas a medida deve entrar em vigor até ao fim de 2019

Um dos helicópteros de busca e salvamento da Força Aérea está parado há um ano e meio por falta de verba.A empresa de reparação suspendeu os trabalhos quando o Estado falhou uma tranche do pagamento, avança o DN.

Duarte Lima perdeu o seu último recurso no Tribunal Constitucional. A condenação do ex-deputado do PSD a seis anos de cadeia por uma burla ao BPN vai tornar-se definitiva a 17 de janeiro, segundo a SIC.

Donald Trump fez uma visita surpresa às tropas americanas no Iraque e aproveitou para defender a retirada das forças na Síria com uma frase de efeito (mais uma): "Os Estados Unidos não podem continuar a fazer as guerras por todos os países do planeta. Já não somos mais os totós, pessoal".

Na Andaluzia, está consumada a mudança de poder: PP e Ciudadanos dividem entre si a governação e têm o apoio do Vox.

No futebol internacional, o Boxing Day teve reviravoltas e recordes:
Os nossos Especiais

O Cirque du Soleil está de volta a Portugal e, por isso, fomos ver como o maior circo do mundo anda por cinco continentes com a casa às costas: precisa de 25 a 60 camiões para viajar e os artistas ficam tão fechados que tomam suplementos de vitamina D. A Marta Leite Ferreira e o João Porfírio estiveram nos bastidores.

A nossa Opinião

José Manuel Fernandes escreve "O dia em que Costa se engasgou com a austeridade": "De repente Costa omitiu a palavra-fetiche: austeridade. E até descobriu que passámos 'anos difíceis'. É um sinal de que o blá-blá da 'reposição de rendimentos' se tornou a bomba relógio da geringonça".

Helena Garrido escreve "Um guia (pouco) optimista para 2019": "Aquilo que já nos mostra a saída de 2018 dificulta bastante um exercício de previsões optimistas para 2019. Mas aqui está ele. Com o optimismo possível".

Eu escrevo "Assunção Cristas vai pedir votos com um 'colete amarelo'?": "Ao colar-se aos coletes amarelos, Cristas quis mostrar que tem a capacidade de sair da bolha e ouvir o povo. Terá tudo isso. Só não tem o bem mais precioso de um político: um filtro para o disparate".

Paulo Tunhas escreve "O ano 2019": "Vamos, pois, continuar a imaginar as mesmas coisas, mesmo que em perfeito divórcio da realidade. Não dá trabalho e não traz chatices. O resto é pouco importante. 2019 vai ser a cara chapada de 2018".

Notícias surpreendentes

Hoje estreia “O Ben Está de Volta”, um drama com Julia Roberts e Lucas Hedges sobre uma mãe que faz tudo para que o filho toxicodependente se mantenha sóbrio na época natalícia. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.

Há mais dois filmes para ver esta semana: “O Amante Duplo” é um thriller de François Ozon; e "Dogman", do italiano Matteo Garrone, valeu o Prémio de Melhor Actor em Cannes a Marcello Fonte.

Morreu a atriz Manuela Cassola, a Justina de “Inspetor Max”. A atriz tinha 93 anos.

Havia um cemitério com 28 corpos romanos debaixo do restaurante Solar dos Presuntos, em Lisboa, e só agora é que o descobriram, durante obras de expansão. Esta necrópole romana pode datar dos séculos II ou III.

Foi um dos vencedores da lotaria de Natal espanhola, o El Gordo, e três dias depois morreu. José Luis Rodrigo López, de 84 anos, ia receber 400 mil euros.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário