quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Governo vai investir mais de 12 mil milhões de euros nos transportes

Resultado de imagem para Governo vai investir mais de 12 mil milhões de euros nos transportes
Nos próximos 10 anos
O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI2030) terá uma verba de 20,4 mil milhões de euros, dos quais 12 mil milhões serão destinados ao setor dos transportes e da mobilidade.
Em entrevista ao Expresso, o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, revelou que o reforço da ferrovia no eixo Lisboa-Porto será uma das grandes prioridades, com o Governo a investir 1500 milhões de euros na sua modernização, que irá implicar a quadruplicação da capacidade deste eixo ferroviário através da construção dos troços Cacia-Gaia, Soure-Coimbra, Santarém-Entroncamento e Alverca-Azambuja.
Segundo o ministro, “a nossa ideia é conseguir, na próxima década, aumentar a procura de passageiros em cerca de 30% e aumentar até 40% a procura de transporte de mercadorias, retirando o equivalente a 100 mil camiões por ano das estradas”, adiantando que as obras permitirão aumentar a competitividade do transporte ferroviário e “finalmente baixar para menos de duas horas a ligação entre Porto e Lisboa".
Pedro Marques disse ainda que o PNI20130 será apresentado à Assembleia da República em Janeiro do próximo ano e que espera a sua aprovação obras com uma maioria de dois terços dos deputados.
Na entrevista, o governante salientou ainda que este plano prevê uma verba de 600 milhões de euros para o Metro do Porto e de 400 milhões para o Metropolitano de Lisboa, e que serão investidos mais mil milhões de euros na construção de metros ligeiros, redes de elétricos e sistemas de Busway para cidades como Braga e Guimarães.
Pedro Pereira / Transportes em Revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário