quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

ClimAgir já chegou a dois milhares de jovens da Região de Coimbra

CIM Região de Coimbra sensibiliza para as alterações climáticas
Dois milhares de alunos das escolas da Região de Coimbra receberam as iniciativas do projeto ClimAgir, que visa a sensibilização para as alterações climáticas da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, tendo sido distribuídos cerca de dois mil sobreiros para replantação, em novembro e Dezembro.
As ações decorreram junto de 85 turmas do Ensino Básico e Secundário dos concelhos da Figueira da Foz, Lousã, Montemor-o-Velho, Cantanhede e Mira, nos primeiros dois meses que se seguiram à apresentação formal do projeto, na Mealhada e que contou com o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.
A 24 de novembro, a CIM RC assinalou como uma ação do projeto ClimAgir o Dia da Floresta Autóctone, no Parque Urbano da Lousã, onde foram plantados sobreiros, na presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins e o presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde.
O Bolotas integrou também, por quatro vezes ao longo do mês de dezembro, a animação do Castelo Mágico, em Montemor-o-Velho, no âmbito das comemorações de Natal. Também no mesmo âmbito, mas em Penela, o ClimAgir marcou presença, a 15 de Dezembro, junto ao Penela Presépio, desta vez com a Tenda ClimAgir, que recebeu cerca de 400 visitantes, de diversas idades, nas suas atividades e jogos didáticos sobre as alterações climáticas e a preservação da floresta autóctone.
Até Setembro de 2019, o ClimAgir promove a Ação Escolas nos restantes 14 concelhos da Região de Coimbra, e continuará com a presença da Tenda ClimAgir, nos 18 municípios. Durante o verão, as ações decorrem nas praias. Ainda este ano, a CIM RC irá promover a Ação Saúde Pública ClimAgir destinada a Técnicos de Saúde, Técnicos dos Municípios, Auxiliares de Lares de Idosos, Estabelecimentos de Ensino.
O ClimAgir surge como uma das medidas específicas previstas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC), documento estruturante que contempla o conhecimento das especificidades setoriais (Agricultura, Alimentação, Florestas, Biodiversidade, Recursos Hídricos, Estuários e Zonas Costeiras, Infraestruturas e Energia, Turismo e Saúde Humana), avaliação da vulnerabilidade atual e futura às alterações climáticas e identificação, definição e priorização de medidas de adaptação específicas para o território da CIM Região de Coimbra.
O ClimAgir é executado no âmbito da candidatura “Reforço das Capacidades de Adaptação às Alterações Climáticas – Ações de Comunicação e Sensibilização na CIM-RC”, financiado pelo POSEUR, Portugal 2020 e Fundo de Coesão.

ClimAgir em números:

Ação Escola (novembro e dezembro de 2018)
5 Municípios (Figueira da Foz, Lousã, Montemor-o-Velho, Cantanhede, Mira)
85 turmas (1º,2º,3º CEB e Secundário)
1816 alunos
ClimAgir Ação Tenda
400 visitantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário