segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

COIMBRA | Câmara promete mudar Quebra Costas até ao fim do ano

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na sua reunião de terça-feira, uma proposta para a abertura de um concurso público para a requalificação e valorização da Rua e Largo Quebra Costas, com o objetivo de melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade pedonal.
O preço base para esta intervenção é de 400 mil euros (mais IVA à taxa legal em vigor) e o prazo de execução de 240 dias.
A CMC vai avançar com a requalificação da Rua e Largo Quebra Costas, uma das zonas mais movimentadas da Alta de Coimbra e parte essencial do percurso de ligação da Universidade à Baixa, desde o Largo da Sé Velha ao Arco de Almedina, a principal porta da antiga cidade.
A maior parte do percurso é em escadaria, com degraus altos e de acentuado declive. O pavimento da rua apresenta muito desgaste e é composto por diversos materiais, tais como calcário, granito e mármore. Os patamares são de calçadinha portuguesa e calcário miúdo. A parte inferior da área de intervenção é composta por lajetas, lancis, degraus de calcário e, ainda, calhau rolado.
Esta intervenção prevê a repavimentação do espaço, com utilização de materiais de maior resistência e atrito e a reaplicação pontual de seixo rolado; a melhoria das condições de acessibilidade, com o redimensionamento da altura de cada degrau e a introdução de um percurso pedestre mais confortável; e, por último, a revisão das infraestruturas, nomeadamente a passagem para subterrânea da rede elétrica, instalação de iluminação LED e de rede de gás natural, remodelação de redes de abastecimento de água e dotação de redes separativas de esgotos domésticos e pluviais.
A empreitada prevê, também, a criação de um espaço de estar, de chegada e partida de visitantes, no espaço compreendido entre o Arco de Almedina e a rua de acesso ao Pátio do Castilho, que atualmente apresenta um pequeno jardim inacessível, a uma cota elevada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário