quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

SAÚDE | Hospital da Luz Coimbra realiza primeiro cateterismo cardíaco

A equipa liderada pelo cardiologista Marco Costa, realizou ontem, dia 29 de janeiro, no Hospital da Luz Coimbra (HLC) o primeiro cateterismo cardíaco na Unidade de Hemodinâmica deste hospital, sendo este o único hospital privado da Região Centro que tem um angiógrafo que permite efetuar procedimentos cardíacos, no âmbito da cardiologia de intervenção.
“Realizámos com êxito o primeiro cateterismo seguido de uma intervenção coronária, inaugurando desta forma a Unidade de Hemodinâmica do HLC, uma unidade vocacionada para o diagnóstico e tratamento da doença coronária, valvular, congénita e arterial periférica”, afirma o cardiologista, explicando o procedimento: “A angiografia terapêutica endovascular é um tratamento vascular minimamente invasivo. Este procedimento é vantajoso, uma vez que avalia a anatomia e a presença de lesões, o que permite tratar as lesões presentes com procedimentos menos invasivos e, assim, reduzir as complicações em comparação com a cirurgia direta”.
A Unidade de Hemodinâmica do HLC permite o acesso a todos os doentes coronários e às técnicas de cardiologia de intervenção estrutural mais avançadas, como por exemplo a implantação de válvulas percutâneas.
Para Pedro Beja Afonso, administrador do HLC, o início dos procedimentos na Unidade de Hemodinâmica representa “mais um passo na consolidação da oferta de serviços do Hospital da Luz Coimbra. A Unidade de Hemodinâmica está equipada com a mais recente tecnologia, o que representou um grande investimento, contando o HLC com uma equipa de profissionais de saúde altamente experiente. Com a Unidade de Cuidados Intensivos/Intermédios do HLC conseguimos garantir aos doentes toda a segurança clínica no período após a realização do procedimento clinico. Esta unidade insere-se no ambicioso programa clínico que temos na área da cardiologia”.
Além dos procedimentos de hemodinâmica, Marco Costa assegura também a consulta de Cardiologia de Intervenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário