quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Seia abraça ações contra o Tráfico de Seres Humanos

Parceiro da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos desde 2013, o Município de Seia associa-se agora à organização não-governamental “Saúde em Português”, com a exposição “Mercadoria Humana 3 – Projeto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos e com um conjunto de sessões de esclarecimento sobre a temática.

Sensibilizar e informar grupos estratégicos e públicos mais vulneráveis para o Tráfico de Seres Humanos, nomeadamente para fins de exploração laboral e sexual, são os principais objetivos da exposição de fotografia e artes plásticas “Mercadoria Humana 3”, que vai estar patente no Foyer da Casa Municipal da Cultura de Seia de 7 de fevereiro a 3 de março.
Para o dia da abertura está agendada uma inauguração oficial da exposição, a acontecer às 21h, a que se seguirá a exibição, pelas 21h30, do filme “Carga” (de Bruno Gascon), numa parceria estabelecida com a Associação de Arte e Imagem de Seia – 7.ª Sena – núcleo cinéfilo de Seia.
A exposição “Mercadoria Humana 3” é composta por fotografias da autoria de Pedro Medeiros e intervenções sobre manequins da autoria dos alunos da ARCA EUAC (2010-20118) e procura, através da consciencialização relativamente à natureza e opacidade deste fenómeno, combater o alheamento da sociedade, bem como responsabilizar e alertar todos/as para os seus deveres cívicos enquanto crime público.
A grave violação dos Direitos Humanos que é o Tráfico de Seres Humanos será, por sua vez, abordada em diversas ações de sensibilização. Assim, durante a manhã do dia 7 decorrerá a sessão de sensibilização para população vulnerável, desenvolvida em parceria com a Saúde em Português e o IEFP IP – Serviço de Emprego e Formação Profissional de Seia. Neste mesmo dia, mas durante a tarde, será promovida uma outra sessão direcionada a técnicos de diversas áreas (saúde, emprego, educação, autarquia, forças de segurança…).
Já na manhã do dia 14 de fevereiro, Seia acolhe a reunião de trabalho da Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, que contará com a presença dos parceiros desta rede. Durante a tarde deste dia, decorrerá uma das ações programadas dirigida a estudantes do ensino secundário, profissional e superior.
O Tráfico de Seres Humanos é um fenómeno que tem vindo a assumir proporções preocupantes à escala mundial, as quais, cada vez com maior relevo, fazem parte da agenda política nacional e europeia. Embora o número de pessoas que anualmente é vítima do crime de Tráfico Humano varie de acordo com fontes diversas, é consensual que o número de vítimas tem aumentado em todo mundo. À semelhança do que tem acontecido a nível mundial, também em Portugal o número de vítimas tem vindo a aumentar.
Sobre esta matéria e a par das ações programadas, o Município de Seia tem sido um parceiro ativo na sensibilização da comunidade, desenvolvendo com diferentes parcerias um conjunto de sessões de sensibilização/formação para diferentes públicos, e participando regularmente com atividades no Dia Internacional Contra o Tráfico de Seres Humanos, no Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos e outras campanhas regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário