segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

360º - O que significa a última remodelação de Costa. Rui Bento deixa a Uber. Quem são as portuguesas vice-campeãs europeias de futsal feminino

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Há uma forma pessimista de olhar para o jogo: Portugal perdeu a final do Europeu de futsal feminino frente à Espanha, por 4-0. E há uma forma optimista de olhar para o jogo: Portugal é o novo vice-campeão europeu de futsal feminino.

Vamos pela forma optimista, até porque na seleção só há duas jogadoras profissionais — as outras 12 têm mais empregos. Há uma militar, uma radiologista, uma costureira, uma médica. O Bruno Roseiro explica, uma a uma, quem elas são.

No futebol, o Sporting venceu o Sp. Braga por 3-0. Na crónica do encontro, o Bruno Roseiro escreve que foi "o jogo mais consistente da era Keizer".

Foi também o primeiro jogo de Bruno Fernandes como capitão. Os números são estes: foi o seu nono jogo a marcar e assistir; chegou aos registos de Balakov e Osvaldo; e, com Bas Dost, vale 49% dos golos leoninos desde 2017/18.


Mais informação importante
 
Está feita mais uma remodelação no Governo Costa. Há três secretários de Estado promovidos a ministros:
  • Pedro Nuno Santos fica com as Infraestruturas e a Habitação;
  • Mariana Vieira da Silva fica com a Presidência;
  • E Nelson de Souza fica com o Planeamento. 


Pedro Nuno Santos e Duarte Cordeiro são muito próximos e representam a ala esquerda do PS. Já Mariana Vieira da Silva é a sombra de António Costa: até quando está a nadar dentro de água atende o primeiro-ministro.

A remodelação acontece porque há dois ministros que vão ser candidatos ao Parlamento Europeu. O cabeça de lista será o agora ex-ministro Pedro Marques. Não é propriamente um ministro muito conhecido, por isso explicamos aqui como este político de “calos nas mãos” começou a ajudar um tio pedreiro e chegou a ministro das Obras Públicas e agora irá ser eurodeputado.

Estamos em ano eleitoral, portanto temos que nos preparar para os argumentos mais criativos. Por exemplo, este: "PSD e CDS deram muito mais apoio a este Governo do que o PCP". A garantia é dada por João Oliveira, que lidera os comunistas no Parlamento. Hoje começam as jornadas parlamentares do partido.

No Aliança, começam os problemas. Carlos Pinto, ex-presidente da Câmara da Covilhã e atual vice-presidente de Santana Lopes, foi acusado de peculato, prevaricação e participação económica.

Rui Bento está de saída da Uber, cinco anos depois de ter introduzido a empresa em Portugal, primeiro com a app de transporte e depois com a de entrega de comida: “Foi uma decisão difícil” mas é hora “de resolver novos problemas”.

Na contestação à falência culposa do chamado BES mau, o ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, quer que o processo seja suspenso até o juiz obter mais informações da atuação do supervisor. A notícia é avançada pelo CM.

Uma delegação do Parlamento Europeu que ia visitar Juan Guaidó foi expulsa da Venezuela, acusa de ter "fins conspirativos". O português Paulo Rangel não ia na comitiva por ter perdido um voo em Madrid, mas denunciou a situação no Twitter.

A poucos dias da cimeira inédita que junta bispos de todo o mundo no Vaticano para discutir os abusos sexuais na Igreja, o Papa Francisco voltou a falar publicamente sobre o tema e disse que se trata de "um desafio urgente".

No fim de semana, o Papa decidiu também destituir um ex-cardeal americano por acusações de abusos sexuais. Theodore McCarrick foi expulso do clero.


Os nossos Especiais

“Os filhos amam os pais e gostam de ser amados. Usa-se pouco a expressão ‘meu querido'.” Em entrevista sobre o seu novo livro, o pediatra Mário Cordeiro lembra as histórias para adormecer contadas à pressa e as crianças confinadas a quatro paredes para alertar que o stress destrói as relações e que vivemos num "colete de forças sentimental".

Nuno Artur Silva diz que a HBO estaria em Portugal antes, mas “o governo de Sócrates caiu, veio o FMI e o negócio parou”. Um ano depois de ter saído da RTP, o criativo fala sobre a nossa televisão e sobre a falta de séries portuguesas.


A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "Rumo a uma vitória que 'sabe a pouco'?": "Com o lançamento da campanha para as europeias, fica a incerteza sobre se esta estratégia não empurrará o PS para uma vitória que 'sabe a pouco' – isto é, a repetição do fracasso eleitoral de 2014".

Luís Rosa escreve "O lápis azul de um Governo que se esgotou": "É deveras estranho que um partido que está confortavelmente no poder, a oito meses de umas eleições legislativas que deverá ganhar confortavelmente, não seja capaz de ousar e de surpreender".

João Carlos Espada escreve "A arrogância da ignorância": "Como devemos interpretar que um dirigente do segundo maior partido britânico venha dizer em público que o líder do mundo livre durante a II Guerra, Winston Churchill, foi um 'vilão'?".

Fernando Leal da Costa escreve "ADSE ou Ai do Zé?":"Sejamos claros. O fim da ADSE, um dos seguros mais importantes na saúde dos Portugueses, determinará um acelerar vertiginoso do colapso assistencial do SNS, com tempos de espera infindáveis".


Notícias surpreendentes

Diga lá o nome comigo: Conan Osiris. E agora diga este: Tiago Miranda. São a mesmíssima pessoa, mas o primeiro é muito mais impactante, portanto ficamos com ele. O cantor ficou em segundo lugar na classificação global da primeira meia-final do Festival da Canção. Mas foi o mais votado pelo público. O próprio admite: "É chocante".
 
Muita gente ficou a conhecê-lo este sábado, mas o Observador já anda a escrever sobre Conan Osiris há algum tempo. No começo de 2008, o Diogo Lopes esteve a falar com "o rapaz da música do futuro". Pode ler o artigo aqui.

Mesmo com tanto buzz à volta de Conan, convém notar que o primeiro classificado foi Matay (que recebeu dois convites para estar no Festival, e aceitou ambos). As quatro músicas vencedoras estão aqui.

Na internet há muita informação sobre dietas, treinos e suplementos. Às vezes, as redes sociais mais parecem um consultório de nutrição. Como é que se pode filtrar essa informação? E que cuidados é preciso ter?

O homem que imortalizou as ondas da Nazaré é australiano e trabalhou numa mina de carvão até se magoar num joelho. Depois, surgiu a fotografia. As fotos de Ray Collins são impressionantes, como pode confirmar aqui.

 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições. 
Até já!

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário