segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Sabor e tradição brilharam em Santo Varão

A excelência da gastronomia voltou a ter honras de destaque em Santo Varão. A 7ª edição do Festival das Sopas – Provas e Comes do Rancho Folclórico do CBM – Santo Varão, no dia 10 de fevereiro, conquistou o palato dos cerca de 220 participantes que participaram no delicioso momento gastronómico que fez o elogio às sopas tradicionais degustadas ao longo de gerações na freguesia, no concelho e na região.
“Muito satisfeito pelo evento continuar a conquistar a preferência do público”, Pedro Santos, coordenador do Rancho Folclórico, lembrou que o festival “continua a ter como propósito a angariação de fundos para a atividade regular do grupo”, assim como “pretende ser uma forma de preservar a cultura e a história locais”.
Ao agradecer a presença e a colaboração de todos, o dirigente desafiou ainda os presentes as adquirem os produtos tradicionais preparados pelo do Rancho Folclórico do CBM – Santo Varão, nomeadamente as morcelas de fabrico próprio, e referiu: “Este ano, algumas pessoas da aldeia, comerciantes locais e de freguesias vizinhas ofereceram sopas para engrandecer ainda mais o nosso festival”.
 
“Ainda como novidade, tivemos também a sopa de papas da matança, que é feita com a água de encalar as morcelas (água da fervura) e com farinha de milho. É uma espécie de versão salgada das papas de moado e que era preparada na matança do porco, na altura de se fazer as morcelas”,  frisou Pedro Santos.
Presente na iniciativa, o presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, referiu: “Este é um evento que já faz parte da programação cultural da freguesia e, por isso, é com muito gosto que constato que continua a ser um sucesso”.
De igual modo, o vereador Décio Matias deixou palavras de reconhecimento e incentivo à formação santovaronense e desejou que o rancho e o CBM “continuem a ser um exemplo de dedicação na defesa das nossas tradições e que prossigam com a sua missão de mostrar o que de melhor existe em Santo Varão e no concelho”.
Os participantes voltaram a ver as suas expetativas ultrapassadas e deixaram-se envolver pelas 14 sopas – de castanhas, de feijão vermelho com arroz, da pedra, de nabos com feijão frade, de feijão verde, de grão-de-bico, da pedra, de peixe, caldo verde, de papa da matança, à lavrador, de chícharos, de nabiças com feijão branco e canja de galinha – apresentadas.
A ementa foi ainda complementada com petiscos, doçaria regional e conventual, e com o sempre delicioso arroz doce preparado na hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário