sexta-feira, 1 de março de 2019

360º- O padre de Vila Real que teve um filho da catequista que tinha 12 anos quando começou a relação; a lista do PS às europeias e as críticas do PSD

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 

São 21 nomes, liderados por Pedro Marques. O ex-ministro destacou a renovação das listas, enquanto Manuel Pizarro disse estar convencido (talvez melhor esperançado) de que o nono lugar será elegível.

Pedro Marques que foi duramente criticado por Paulo Rangel, o seu adversário do PSDChamando-lhe "Marquês de Pombal falhado", Rangel acusou-o de produzir fake news e fugir ao debate. E ainda disse que "o diabo entrou pela janela" do país.

O PSD só aprova as listas europeias dia 13, mas pediu às distritais para escolher os nomes do 11º ao 30º lugar, ou seja, aqueles que ficam abaixo da eleição. A maioria são anónimos, mas há também a mulher do presidente da câmara, a líder da “jota” europeia e dois repetentes desafiadores: Carlos Coelho e Fernando Ruas.

Nas jornadas parlamentares em que escolheu um slogan igual ao do PS de António Costa, o PSD avançou ainda com propostas. Fernando Negrão anunciou que o partido quer simplificar a forma como os deputados recebem o salário através da junção dos vários abonos de deslocação (sem aumentar vencimentos).


Outra informação relevante 
Depois da investigação do Observador aos abusos na Igreja em Portugal, têm-nos sido denunciados vários casos nos quais continuamos a trabalhar. O primeiro deles, que hoje a Sónia Simões e o João Francisco Gomes contam, é o do padre de Vila Real que teve uma filha de uma catequista com quem mantinha um relação desde que ela tinha 12 anos. Ela contou à PJ e ao bispo, ele foi investigado por abusos sexuais, mas a Igreja não agiu. Apenas o enviou para o Canadá.

Frédéric Martel, autor do polémico livro "No Armário do Vaticano", tem uma explicação para estes casosRecorreu a padres homossexuais, incluindo portugueses, para entrar no que diz ser "uma organização gay" e garante em entrevista que essa é a “principal explicação para o encobrimento dos abusos sexuais”.

A prisão de Duarte Lima está iminente. O plenário do Constitucional rejeitou o último recurso do ex-líder Parlamentar do PSD sobre o caso Homeland, pelo qual foi condenado a uma pena de seis anos.

Entre dissidências, a "geringonça" e as primeiras polémicas, o Bloco de Esquerda festejou ontem 20 anos. Nasceu como um partido de protesto, anteviram-lhe o fim depois da saída de Louçã e renasceu com Catarina Martins e o apoio ao Governo de Costa. Por isso há quem fale de “uma bicicleta com dois pedais: um institucionalista, o outro radical”.

Uma professora foi agredida “a soco e pontapé” pela mãe de um aluno e teve de ser assistida no hospitalA agressão aconteceu à porta da Escola Básica da Torrinha, no Porto.

Depois da Galiza, a Irlanda também está a aliciar médicos portuguesesOferece 2750 euros brutos por semana, ou mais ainda se o turno for à noite, podendo os salários chegar aos 11 mil euros/mês, escreve o DN


O Bloco de Esquerda quer aproveitar a nova comissão da Caixa para obter o relatório secreto sobre o BESO chamado "relatório Costa Pinto", que analisa a actuação do Banco de Portugal antes do colapso, nunca foi conhecido. Mas a nova lei da transparência pode desbloquear a divulgação, diz o Jornal Económico.

A tolerância de ponto no Carnaval está a adiar atendimentos na Segurança Social. Segundo o Público, os reagendamentos estão a ser feitos para o mês de Maio.

O rebentamento de carro-bomba faz pelo menos 23 mortos e 45 feridos na SomáliaO ataque foi dirigido ao hotel Maka Almukrama, localizado no centro de Mogadíscio.

A Coreia do Norte desmentiu Donald Trump e disse que Kim Jong-un fez uma “proposta realista” na cimeira. O João de Almeida Dias resumiu o encontro falhado de Hanói numa frase: Trump acenou com notas de dólares, mas Kim não foi capaz de largar os seus mísseis

Entretanto nos EUA, juristas republicados querem que Michael Cohen, o ex-advogado de Trump, seja acusado de falso testemunho.



O Governo quer novas regras para as claques de futebolUma das medidas pode obrigar os adeptos a cadastrarem-se com o nome e uma foto antes de cada jogo. Os bilhetes pagos pelos clubes aos membros das claques também podem acabar, diz o CM.


Pelo meio, os leões comemoraram um feito histórico no andebolchegaram aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.


Os nossos Especiais 
Como está a NATO os 70 anos? No Conversas à Quinta desta semana, José Manuel Fernandes debateu com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto a história da organização que nasceu para ter os americanos na Europa Ocidental e os soviéticos longe dela, mas cujo passado não garante o futuro.

E como estava Portugal há 50 anos? Recuperava do sismo de magnitude 7,9, o maior do século XX, que deixou 13 mortos: em terra "foi o fim do mundo" e no mar "era como se os barcos levantassem voo", conta quem o viveu. Mas porque aconteceu? E vai repetir-se? A Marta Leite Ferreira procura responder. 

A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "Mais uma reflexão sobre as famílias do governo": "O nepotismo governamental define uma democracia capturada por uma facção política dedicada a vincular a si os grupos de interesse instalados no Estado, na banca e nas grandes empresas".
  • José Crespo de Carvalho escreve "As boas ideias, em negócios alimentares, não falham?": "O fator chave de sucesso, para street food mas, não menos, para os restaurantes em geral (e para todo o retalho) é a localização. E a localização sobrepõe-se, sabe-se, à ideia que inspira o projecto"-
  • Zita Seabra escreve "O galã de Santa Comba": "Agora foi a vez da TVI apresentar Salazar como um grande sedutor fotografado com a francesa que se prestou a isso, sendo o autor da reportagem um notável fotógrafo amador: o agente da Pide Rosa Casaco".
  • Rita Fontoura escreve "A Igreja falhou, falha e falhará": "Tenho muito tristeza pela responsabilidade que me cabe. Para quem não é crente explico: a desolação que sinto é como se um filho meu tivesse abusado de menores, feito o que se diz dos padres acusados".
  • Aníbal Fernandes escreve "A “mulher comum” não existe": "Mas será que as mulheres e os homens não podem preocupar-se com a família de igual modo? E não podem ambos investir na carreira de igual modo?".
Notícias surpreendentes 

Foi descoberto um caso de gémeos raros, o segundo no mundo: nasceram de um único óvulo fecundado por dois espermatozoides

Outro milagre da maternidade: cinco meses depois, o bebé mais pequeno do mundo teve altaNasceu com 268 gramas às 24 semanas de gestação, agora tem 3,2 kg. Antes dele, apenas 23 bebés prematuros com menos de 300g tinham sobrevivido.

Ajit Pai, a cara do fim das regras da neutralidade da rede nos EUA, está em Portugal. Onde insistiu que tem “muita dificuldade em perceber” como é que táticas comerciais de zero-rating podem prejudicar os consumidores, mas também alertou que o acordo entre Portugal e a Huawei sobre o 5G pode afetar a relação com os EUA.

O pergaminho que estava à venda no OLX  já está na Torre do Tombo. Mas antes a análise científica do manuscrito foi determinante para apurar a se era autêntico: ora veja como a PJ soube.

Lady Gaga já reagiu ao momento mais quente dos ÓscaresNegou os rumores de romance com Bradley Cooper e deixou críticas às redes sociais.

Mesmo num telemóvel menos avançado, já pode receber o resumo desta newsletter através do WhatsApp (é só registar-se). De resto, continue com toda a informação do dia no Observador. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa sexta-feira e bom fim-de-semana


Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário