sexta-feira, 1 de março de 2019

Semana da Leitura de Leitura com mais de 250 atividades


Resultado de imagem para Semana da Leitura de Leiria
Foi ontem apresentado o programa da Semana da Leitura de Leiria, que acontecerá de 9 a 16 de março e que se dividirá pela Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, Bibliotecas Escolares, Biblioteca José Saramago (Instituto Politécnico de Leiria) e Biblioteca da Fundação Casa Museu João Soares. 

Mais de 250 atividades marcam a agenda da edição de 2019, que acolhe o tema “Hoje Leitor, Amanhã Leitor”, numa iniciativa que se dedica aos públicos mais novos. 

Em conferência de imprensa, a vereadora da Educação realçou a criatividade e a diversidade dos eventos do programa, bem como a abertura à comunidade, envolvendo as famílias e também a comunidade sénior. 

Anabela Graça falou da importância do trabalho em rede das entidades que colaboram na iniciativa, nomeadamente o Município de Leiria, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e Rede de Bibliotecas do Concelho de Leiria. 

“Há alinhamento entre todos aqueles que promovem a leitura junto das crianças e jovens”, disse a vereadora, acrescentando que a Semana da Leitura vai continuar a “levar a leitura às escolas de todos os cantos do concelho, pois as crianças são a semente da promoção do livro e da leitura”. 

A vereadora referiu ainda que março será o mês da leitura e do livro, já que, para além da Semana da Leitura, realizar-se-ão também a Ronda Poética e a Feira do Livro. 

Samuel Rama, Pró-Presidente do IPL, manifestou a vontade de manter a parceria, até porque as novas tecnologias representam um desafio à leitura, uma realidade que se reflete no meio universitário, por isso importa contrariar esta tendência junto das camadas jovens. 

Também Lucília Santos, coordenadora da RBE, reconheceu a dimensão do desafio dos atuais meios tecnológicos, o que “justifica cada vez mais o trabalho em rede”, algo que tem vindo a consolidar-se e que o próprio programa evidencia. 

Ao contrário do ano passado, a Semana da Leitura de Leiria realiza-se fora do âmbito da Feira do Livro. 

Segundo a vereadora, Anabela Graça, foi feita uma avaliação das edições anteriores e a organização, numa “estratégica e concertada”, optou por apresentar uma calendarização com data própria, “não porque algo tenha corrido mal, mas com o objetivo de dar mais visibilidade à Semana da Leitura e a todas as atividades”. 

A apresentação do programa, que pode ser consultado em https://bit.ly/2C0Mshz, foi feita pelas várias escolas e entidades, que abordaram os eventos a realizar e destacaram o envolvimento de toda a comunidade escolar e famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário