sexta-feira, 3 de maio de 2019

Águeda | Laços Azuis Humanos – O culminar das atividades do mês de prevenção dos maus tratos na infância




No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Águeda, em parceria com as Escolas do concelho e a Câmara Municipal de Águeda, vão formar um Laço Humano no âmbito da campanha “Laço Azul”, com o objetivo de sensibilizar e alertar para a proteção das crianças.
O “Movimento Laço Azul” nasceu em 1989, na Virgínia, Estados Unidos. Este movimento conta a história de Bonnie W. Finney que tomou a iniciativa de colocar uma fita azul na antena do seu carro, de modo demonstrar a sua dor face aos acontecimentos trágicos de que tinham sido vítimas os seus netos. As crianças tinham sido maltratadas pela mãe (filha de Bonnie) e pelo namorado, e o azul representava as nódoas negras espalhadas pelos pequenos e delicados corpos. Uma das crianças terá morrido vítimas das agressões. Rapidamente, o movimento ganhou dimensão mundial.
A Organização Mundial de Saúde define abusos ou maus-tratos às crianças como todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder.
Durante o mês de abril, mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a CPCJ de Águeda desenvolveu diversas atividades nas escolas, com a participação ativa das crianças/jovens, tendo como ponto de partida a missão da Comissão e da Sociedade na Proteção e Promoção dos Direitos da Crianças e Jovens.

Assim, para culminar esta campanha de sensibilização formou-se um Laço Azul Humano na Praça do Município, no dia 30 de Abril, pelas 14h00, com a participação dos alunos das escolas de Águeda.
Em simultâneo, em várias escolas do concelho, realizou-se o mesmo evento, levando assim esta mensagem às várias localidades do concelho de Águeda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário