sexta-feira, 14 de junho de 2019

Évora | Apresentado o livro “Confrarias”



Teve lugar hoje, 14 de junho, nos Paços do Concelho, a apresentação do livro “Confrarias” de Ana Catarina André e Marisa Cardoso, numa edição da responsabilidade da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas. Segundo afirmou a respetiva Presidente da Direção, Olga Cavaleiro, na cerimónia de apresentação, este livro“…é uma conquista das confrarias portuguesas, pois tiveram a capacidade, não só de se agregaram em torno deste projeto, mas também a de mobilizar as entidades públicas para conseguir reunir os apoios necessários à sua concretização”.

O livro, editado em material de excelente qualidade, carateriza através de imagem e texto descritivo, mais de meia centena de confrarias, gastronómicas e não gastronómicas, divididas geograficamente pelas diversas regiões do País. Ainda segundo Olga Cavaleiro, o livro agora editado é um excelente contributo para evidenciar o papel das confrarias na preservação das tradições locais e regionais, e na consequente defesa das identidades culturais dos pequenos territórios e comunidades, com as suas paisagens, usos, costumes e tradições, que são uma das grandes riquezas de Portugal.

Eduardo Luciano, Vereador do Pelouro da Cultura, agradeceu aos promotores e congratulou-se pelo lançamento do livro “Confrarias”, tendo ainda salientado que a Câmara Municipal de Évora integrou o conjunto de entidades apoiantes.

Para além dos referidos, colaboraram na apresentação: José Casas Novas da Confraria Gastronómica do Alentejo, Cândida Vacas de Carvalho da Confraria dos Enófilos do Alentejo e António Carmelo Aires da Confraria da Moenga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário