sexta-feira, 14 de junho de 2019

Pampilhosa da Serra | Quatro Bandeiras Azul e duas de Ouro distinguem Praias Fluviais do Concelho


A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou que todas as praias fluviais certificadas do concelho de Pampilhosa da Serra merecem a distinção “Bandeira Azul”, na época balnear que se avizinha. Assim, ao lote de 3 praias fluviais que já detinham a distinção na época balnear transata – Pessegueiro, Santa Luzia e Pampilhosa da Serra - junta-se também a praia fluvial de Janeiro de Baixo, perfazendo o pleno. 

Também no que diz respeito ao “Galardão Qualidade de Ouro” atribuído pela Quercus, cujos critérios de seleção foram ainda mais rigorosos este ano, houve uma alteração extremamente positiva no panorama concelhio, com a Praia Fluvial de Pessegueiro a merecer, pela primeira vez, a referida distinção, juntando-se assim à Praia Fluvial de Santa Luzia. O galardão é uma referência à qualidade da água que, para ser atribuído, é necessário que durante 5 anos consecutivos, todas as análises feitas à água pela Agência Portuguesa do Ambiente, obtenham a classificação “excelente”, fazendo com que ambas as praias sejam recomendáveis, a todos os níveis, para a prática balnear. 

Igualmente difícil de garantir é a atribuição “Bandeira Azul”. Para o efeito, são efetuados rigorosos testes à qualidade da água, por entidades independentes, sendo que em todos eles a classificação nunca poderá ser inferior a “Muito Boa” ou “Excelente”. 

O facto de no concelho de Pampilhosa da Serra existirem 4 praias fluviais de ótima qualidade, reflete o empenho e comprometimento do executivo no que diz respeito ao aproveitamento dos recursos do território, assegurando continuar a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que água, recurso cada vez mais escasso, permaneça com esta qualidade de excelência. 

Em 2019, o desafio do Programa Bandeira Azul é “continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre a terra e o mar”, tal como refere a ABAE em nota enviada. Por este motivo, numa época em que urgem as preocupações ambientais, os galardões atribuídos no concelho de Pampilhosa da Serra revestem-se de um sabor especial. 

Flávio Neves Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário