sexta-feira, 14 de junho de 2019

Proença-a-Nova | Sala do Futuro estará à disposição dos alunos no próximo ano letivo



Os alunos e professores da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca ficaram a conhecer, no dia do Agrupamento, comemorado a 5 de junho, a “Sala do Futuro”, um Laboratório de Aprendizagem Colaborativa que recorre a novos modelos e ferramentas didáticas de autoaprendizagem. 

No dia da apresentação oficial desta sala, foram realizadas visitas de demonstração das diversas valências para alunos do 9º ano, dos cursos profissionais e do secundário, bem como de alguns docentes que agora poderão incorporar estas novas ferramentas nas suas aulas como instrumento complementar de pedagogia. As visitas foram orientadas por professores de informática do Agrupamento e por Joana Ferreira, Mariana Silva e Rita Martins, alunas do curso profissional Técnico de Gestão e de Programação de Sistemas Informáticos, que se encontram a realizar estágio curricular na Câmara Municipal, e que testaram e montaram a área de 3D e robótica da sala. 

Dos equipamentos que compõem a Sala do Futuro, os que mais chamaram a atenção dos alunos foi a impressora 3D e a vertente multimédia da sala, em que os alunos podem tirar fotografias e filmar tendo como pano de fundo uma tela verde, ou chroma, que possibilita depois que se altere o cenário. O agrupamento de escolas realizará as ações de capacitação para os professores no início do próximo ano letivo. A iniciativa “Sala do Futuro - Laboratório de aprendizagem colaborativa” integra o projeto “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar” e é cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário