quinta-feira, 14 de novembro de 2019

A TERRA TREME: Ação de preparação para o risco sísmico na Escola Secundária Sebastião e Silva (Oeiras) – dia15 de novembro


Realiza-se amanhã (6.ªFeira), dia 15 de novembro, às 11h15, de norte a sul do país, o Exercício Nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico A TERRA TREME.

Embora a iniciativa tenha expressão nacional, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em articulação com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), promove o evento principal na Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras, sita na Rua do Liceu, nº 61.

Na Escola Secundária Sebastião e Silva os cerca de 1600 alunos, os professores e os funcionários, irão exercitar, em conjunto os 3 gestos de autoproteção para o caso da ocorrência de um sismo – Baixar, Proteger, Aguardar, no minuto pré-definido para o Exercício.

PROGRAMA

10h00 – Receção aos Convidados
10h20 – Chegada das Altas Entidades
10h30 – Boas vindas pelo Diretor do Agrupamento de Escolas
– Momento musical
– Breve nota de enquadramento do Exercício A TERRA TREME
10h50 – Visionamento do vídeo “Memória do Sismo de 1969” cedido pela Sociedade Portuguesa de     
           Engenharia Sísmica
11h15 – Início do Exercício com toque de campainha a assinalar o “início” do Sismo e a desencadear os  
           3 gestos: BAIXAR > PROTEGER > AGUARDAR
11h16 – Toque de campainha a sinalizar o “fim” do Sismo e o início da evacuação dos edifícios da Escola
– Concentração no Ponto de Encontro
– Visionamento do resgate de vítimas pelo Grupo Operacional Cinotécnico da Unidade Especial de Policia
11h30 – Alocução das Altas Entidades
11h50 – Entrega dos Certificados de Participação à Escola Secundária Sebastião e Silva, Alunos,
 Professores e Funcionários, e aos Agentes de Proteção Civil presentes na Exposição de Meios e Equipamentos
12h10 – Momento musical
12h20 – Inauguração da Exposição de Meios e Equipamentos dos Agentes de Proteção Civil e
           apresentação da Plataforma sísmica da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
12h45 – Fim da sessão

A TERRA TREME é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, medida que integra a Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, visando capacitar os cidadãos a saberem como agir perante a ocorrência de um sismo.

A iniciativa contará com a presença de Altas Entidades, do Exmo. Senhor Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Tenente-General Carlos Mourato Nunes, e de altos dignitários das mais diversas Entidades que integram o sistema nacional de proteção civil.

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) vão, em parceria com as comunidades locais, associações de bombeiros, serviços municipais de proteção civil, outros agentes de proteção civil e escolas, promover ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como dinamizar a realização do Exercício A TERRA TREME, na data e hora convencionadas para o efeito.

A TERRA TREME tem um sítio digital próprio - www.aterratreme.pt, no qual se podem obter informações sobre o Exercício e aceder aos conteúdos de divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário