quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Zona Norte | Tradição regressa ao espaço do Auditório Municipal

XXII Encontro de Cantares das Janeiras realiza-se Sábado em Castelo de Paiva.
 Idosos das IPSS cantam os reis em S. Martinho

Cumprindo uma velha tradição em terras de Paiva, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal vai promover no Sábado à noite, dia 11 no espaço do Auditório Municipal, o XXII ENCONTRO DE CANTARES DE JANEIRAS, uma iniciativa cultural sempre aguardada com grande expectativa, mas já esta semana algumas crianças de escolas e jardins de infância estiveram nos Paços do Concelho, entoando Cânticos de Reis, em jeito de homenagem aos elementos do Executivo Municipal, desejando um bom ano a quem se cruzava no átrio do edifício municipal.

As coletividades, instituições e grupos que manifestaram vontade de participar no evento estão já a preparar a presença em mais uma jornada cultural, retomando uma bonita e secular tradição que, nesta região, continua a renovar-se a cada ano e ganhando cada vez mais entusiastas, estando confirmadas as presenças de ranchos folcloricos locais, bandas de musica, grupos tradicionais, escolas de musica e grupos corais.

Entretanto, a autarquia de Castelo de Paiva optou que esta iniciativa cultural se realize ao espaço do Auditório Municipal, aproveitando para apelar novamente, ao rigor nos dois temas a apresentar por cada participante, que devem ser alusivos à época, e que os intervenientes nos grupos possam vir trajados, dentro do possível, como nos tempos de outrora, para além de que, o cenário este ano será mais condizente com o verdadeiro e tradicional espírito do Cantar das Janeiras.

Recorde-se que, neste evento municipal, que todos os anos motiva entusiasmo e grande alegria, pretende-se juntar os grupos e associações que, no território concelhio, mantêm ainda viva esta secular tradição de Cantar os Reis ou Janeiras, na perspectiva de que todos estejam imbuídos no espírito festivo que se atravessa, procurando retratar a tradição de outros tempos. 

Confirmadas estão as presenças da Academia de Musica de Castelo de Paiva, Banda Marcial de Bairros, Escola de Musica e Amigos de Sardoura, Rancho Folclórico de Bairros, Banda Musical de Fornos, Grupo As Camponesas de Real, Universidade Sénior de Castelo de Paiva, Grupo de Concertinas Casa do Povo da Raiva, Grupo “ Os Amigos da Sexta “, Rancho Folclórico de S. Martinho, Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras, Grupo Os Bairristas, Grupo de Danças e Cantares do Paraíso e o Rancho Folclórico de Castelo de Paiva.

Entretanto, e no âmbito do Projecto “MICAS”, o Centro Social e Cívico Viver S. Martinho vai promover uma actividade “ Cantar das Janeiras “, que terá lugar na tarde do próximo dia 10 de Janeiro, nas instalações do Salão Paroquial de S. Martinho, cabendo a cada instituição a apresentação de dois temas alusivos a esta secular tradição, sendo que, para além dos cânticos apresentados pelas IPSS, haverá a entrega de certificados de participação com a presença de responsáveis municipais.

Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário