quarta-feira, 25 de março de 2020

Moçambique | Al Shabaab ataca vila sede de Mocímboa da Praia e iça bandeira

Foto de Adérito Caldeira
A Polícia da República de Moçambique (PRM) anunciou nesta segunda-feira (23) que: "Hoje por volta das 4h30 malfeitores atacaram a vila sede de Mocímboa da Praia, atacaram inclusive o quartel das Forças de Defesa e Segurança, e içaram a bandeira dos malfeitores naquela vila", de acordo com o porta-voz da PRM "as Forças de Defesa e Segurança estão em fogo cruzado com os malfeitores e acredita-se a qualquer momento a ordem será reposta". Apelidados de Al Shabaab pelos locais estes "malfeitores" aterrorizam a Província de Cabo Delgado desde 2017.

"Neste momento decorrem esforços no sentido de se repor a ordem e segurança pública naquele local, as Forças de Defesa e Segurança estão a desdobrar-se em vários pontos no sentido de identificar os principais pontos que os malfeitores usaram para entrar na vila de Mocímboa da Praia. Os malfeitores criaram barricadas nas principais entradas a aquela vila, está-se a combate-los, as Forças de Defesa e Segurança estão em fogo cruzado com os malfeitores e acredita-se a qualquer momento a ordem será reposta" disse numa declaração à imprensa em Maputo o porta-voz do Comando da PRM, Orlando Modumane.

Modumane escusou a responder perguntas dos jornalistas.

A vila sede do Distrito de Mocímboa da Praia foi o local onde a 5 de Outubro de 2017 estes "malfeitores", que os locais apelidam de Al Shabaab embora não tenham nenhum ligação directa aos terroristas homónimos que actual na Somália, desafiaram pela primeira vez o Estado moçambicano atacando a esquadra da Polícia da República de Moçambique.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário