quarta-feira, 25 de março de 2020

Figueiró dos Vinhos | Reunião da Câmara Municipal 25 de março de 2020 - 10H00

POMCOV - Medidas de contenção do Covid-19
Posição do PSD
Vivemos tempos difíceis e incertos com a pandemia do COVID-19. Nesta matéria e nesta altura o PSD não é oposição, é colaboração, porque neste momento é preciso que todos colaborem para ajudar Portugal a vencer esta pandemia.
Perante o Plano Operações Municipal n.º 01/2020 – Medidas de Contenção do Covid-19 que nos é presente nesta reunião, muito assente na diretiva nacional da ANEPC, entendemos expressar a seguinte posição.
Vemos com agrado que o Município começou anteontem, a exemplo de muitos outros concelhos, e daquilo que defendemos, a proceder, à higienização e desinfeção de diversas ruas e locais do concelho nomeadamente em zonas de maior afluência de pessoas de forma a minimizar possíveis linhas de contágio.
A ação em Saúde Pública deve ser proporcional, flexível, consistente, enquadrada legal e socialmente e a sua aceitação por parte da população e demais intervenientes, depende, entre outros, da eficácia do processo de comunicação. Quantas vezes já vimos que uma boa ideia ou uma boa medida foi estragada por uma má comunicação.
Se como se constata o Plano agrega a diretiva da ANEPC e diretrizes da Direção Geral de Saúde com as quais concordamos, parece-nos, no entanto, que há um âmbito de ação nesta pandemia que não deve ser descurado.
É sabido que o novo coronavírus é especialmente perigoso para as pessoas idosas e medidas de isolamento que são vitais e necessárias podem agravar a situação, devido à distância social, de muitos que já de si enfrentam riscos de pobreza e de exclusão social.
Entendemos, por isso, que os idosos precisam de mais apoio do que nunca e as medidas a ser tomadas devem ter em conta estas situações associadas.
Ao mesmo tempo que a sociedade civil, de que é exemplo o grupo de jovens voluntários que se constituiu, e que aqui saudamos de forma muito reconhecida, responde rapidamente e de forma generosa ao problema, o Município deve igualmente tomar iniciativas de contacto e apoio aos mais idosos no contexto da crise provocada pelo COVID-19.
Tempos excecionais exigem medidas excecionais. Tempos como este exigem medidas adicionais e urgentes de proteção à terceira idade que garantam que a nenhum idoso faltem cuidados de saúde, alimentos, medicamentos, artigos de higiene ou outros bens essenciais, mas também o conforto e os afetos de quem, se vê privado e afastado das suas famílias.
Na prática é necessária uma rede de solidariedade e de apoio aos idosos mais desfavorecidos e mais vulneráveis, que pela sua situação de risco, doença ou isolamento necessitem de apoio excecional.
Ainda e relativamente ao POMCOV entendemos que devido à dinâmica da pandemia e à incerteza quanto às características deste vírus e por forma a adequar e flexibilizar a eficácia e uma resposta adequada deve prever-se a revisão e atualização deste Plano, sempre que tal se mostre necessário.
Num momento de grande incerteza e angústia, no qual todos somos chamados a ter mais responsabilidade e espírito de sacrifício quero também, deixar uma palavra de estímulo e agradecimento ao trabalho de todos os que deram um passo em frente nesta crise pandémica.
Aos profissionais que se encontram a prestar os necessários cuidados de saúde à população; Aos Bombeiros sempre disponíveis a prestar o socorro a quem dele precisa; Aos agentes económicos que garantem a produção, distribuição e venda de bens essenciais, designadamente alimentares, medicamentosos, combustíveis, transportes públicos e recolha de resíduos; Às forças de segurança e agentes de proteção civil; Aos colaboradores do município que se encontram a garantir as necessidades da população; A todos os que voluntariamente se disponibilizam para apoiar quem mais precisa; A todos os que se impõe isolamento social cumprindo as diretivas da DGS; A todos os comerciantes e empresários que se recusam a desistir; A todos aqueles de quem dependemos e que saem todos os dias de sua casa para garantir que podemos ficar na nossa; Aos Figueiroenses de todas as Freguesias que, unidos e solidários, mantêm uma força enorme em vencer esta batalha.
A todos eles, a minha e a nossa enorme gratidão.
Figueiró dos Vinhos, 25 de Março de 2020
O Vereador
Luís Filipe Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário