segunda-feira, 16 de março de 2020

Reguengos de Monsaraz | Medidas Preventivas com vista à contenção do novo Coronavírus (COVID-19) | 15 março 2020

Resultado de imagem para Reguengos de Monsaraz
José Gabriel Paixão Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, torna público, que  em face da atual evolução em Portugal do surto do novo Coronavírus (COVID-19), o Município de Reguengos de Monsaraz tem vindo a adotar um conjunto de medidas preventivas para a contenção desta infeção, na sequência da aprovação do seu Plano de Contingência, das orientações emanadas da Direção-Geral de Saúde e das medidas extraordinárias decretadas no passado dia 12 de março pelo Governo de Portugal.

Procede-se, em seguida, à divulgação das mais recentes medidas a implementar a partir do próximo dia 16 de março pelo Município de Reguengos de Monsaraz, com vista à contenção da pandemia COVID-19 e à mitigação dos seus efeitos:
A.Fornecimento de refeições escolares a alunos carenciados no período de suspensão das atividades letivas e não letivas presencias nos estabelecimentos de ensino do concelho de Reguengos de Monsaraz em consequência da COVID-19.
B.Criação da “Linha de Apoio Social Coronavírus (COVID-19)”.
A “Linha de Apoio Social Coronavírus (COVID-19)” do Município de Reguengos de Monsaraz funcionará com os seguintes contactos telefónicos: 968 778 326 e 966 917 807
C.Criação de um Banco de Voluntariado para atuação durante o período de surto da COVID-19.
D. Suspensão do pagamento de taxas e rendas nas concessões municipais.
E.Suspensão do atendimento presencial e restrições no acesso às instalações dos Paços do Município.
E1. O Município de Reguengos de Monsaraz determina a suspensão de todos os atendimentos presenciais de todos os serviços da autarquia (nomeadamente Balcão Único Municipal, Urbanismo, Ação Social, Taxas e Licenças, Tesouraria, Contabilidade, Aprovisionamento, Educação). Os serviços mantêm-se em funcionamento e todos os contatos devem ser realizados por via telefónica ou correio eletrónico, estando previsto o atendimento presencial excecional, por marcação prévia.
A autarquia disponibiliza um conjunto de meios alternativos de contacto: via telefone, via e-mail e via serviços on-line, conforme informação à população (anexo 2.).
E2. Nos pagamentos a efetuar à autarquia os munícipes deverão privilegiar o pagamento via multibanco ou transferência bancária. Nos pagamentos por transferência bancária deverá ser utilizado o NIB 0035 0681 0000 1149030 95, e de seguida enviado um e-mail para tesouraria@cm-reguengos-monsaraz.pt anexando o comprovativo de pagamento e indicando o nome e o processo do pagamento efetuado.
Em complemento à suspensão do atendimento presencial, e por forma a eliminar a necessidade de deslocações, todos os pagamentos a efetuar ao município, designadamente, do Serviço de Águas, passam a beneficiar do prazo adicional de trinta dias em relação à data limite prevista.
Ainda em complemento à suspensão presencial do atendimento, o Município de Reguengos de Reguengos de Monsaraz determina, sempre que possível, a prorrogação adicional de prazos por mais trinta dias seguidos (face ao prazo atual) de processos/vistorias que dependam da decisão da autarquia.
E3.A partir do próximo dia 16 de março de 2020 os acessos às instalações municipais vão ser restringidos às situações de atendimento excecional referidas anteriormente. Nessas situações excecionais, os acessos aos Paços do Município far-se-ão apenas por dois pontos: entrada única pela Praça da Liberdade (1º piso) e entrada na Portaria da Rua Luís de Camões (portão do piso 0).
F. Atendimento dos Eleitos Locais aos Munícipes.
A partir do próximo dia 16 de março de 2020 o atendimento aos Munícipes pelos eleitos locais (Presidente da Câmara Municipal e todos os Vereadores) passará a ser efetuado através dos seguintes canais digitais e telefónicos:
José Calixto (quintas-feiras de manhã)           266 508 055      ana.managil@cm-reguengos-monsaraz.pt
Élia Quintas (terças-feiras de manhã) 
 963 146 469      elucena@cm-reguengos-monsaraz.pt
Miguel Singéis (terças – feiras de tarde)  
 963 146 469      elucena@cm-reguengos-monsaraz.pt
Marta Prates (quartas-feiras de manhã)   
Jorge Nunes (segundas-feiras de tarde) 
963 146 469      elucena@cm-reguengos-monsaraz.pt
Os Munícipes deverão proceder à sua inscrição para atendimento, privilegiando a inscrição via e-mail ou telefone. Posteriormente, nos habituais períodos de atendimento, serão contactados para a realização do mesmo por via telefónica.
G.Encerramento de outros espaços públicos municipais, para além do encerramento de todos os restantes espaços públicos já referidos no Edital COVID-19 Nº 1/2020:
i) Espaços Internet do concelho;
ii) Campos de ténis de Reguengos de Monsaraz;
iii)Parques infantis e polidesportivos em todo o concelho, numa parceria com as Juntas de Freguesia.

H. Suspensão da atividade de controlo metrológico (aferição de pesos e medidas).
I. Formas de organização de trabalho.
O Município de Reguengos de Monsaraz irá implementar formas de organização do trabalho que se julguem mais adequadas e que garantam o funcionamento dos serviços e a segurança dos trabalhadores, privilegiando o recurso ao teletrabalho (sempre que o mesmo se mostre adequado) e tendo especial atenção à situação dos trabalhadores que integram grupos de risco (diabetes, doença cardíaca, doença respiratória, doença oncológica, gravidez, etc.).
J.Restrição à aglomeração de trabalhadores e colaboradores nos bares e refeitórios municipais.
K.Suspensão da aplicação de métodos de seleção que impliquem a presença dos candidatos, no âmbito de procedimentos concursais de recrutamento de pessoal.
L.Visitas a cemitérios.
M.Encerramento do parque de estacionamento de autocaravanas em Monsaraz.
Apela-se, uma vez mais, à compreensão e à responsabilidade de todos na adoção das recomendações das entidades oficiais por forma a contribuirmos ativamente para a contenção da propagação da COVID-19.
RECORDAMOS QUE A NOSSA SEGURANÇA DEPENDE DE TODOS E QUE ESTA É UMA LUTA PELA NOSSA PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA!
Paços do Município de Reguengos de Monsaraz, 15 de março de 2020

José Calixto
Presidente da Câmara Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário