segunda-feira, 16 de março de 2020

Reguengos de Monsaraz pretende reduzir as perdas reais de água no sistema de abastecimento

O Município de Reguengos de Monsaraz pretende atingir um índice de 16 por cento de perdas reais de água no sistema de abastecimento do concelho. Para alcançar esse objetivo, a autarquia aprovou o concurso público para a execução do projeto “Zonas de Medição e Controlo das Redes de Abastecimento de Água do Concelho de Reguengos de Monsaraz”, num investimento de cerca de 165 mil euros.

A rede de abastecimento de água em baixa do concelho tem alguns problemas de resistência de materiais, ocorrendo um maior número de roturas na rede executada em fibrocimento e na rede em PVC com mais de 30 anos. Com este projeto vai implementar-se o sistema de controlo ativo de perdas de água em toda a rede de abastecimento, num total de 170 quilómetros, criando-se 17 zonas de medição e controlo em todas as localidades do concelho, das quais quatro são na cidade de Reguengos de Monsaraz.

Nas zonas de medição e controlo vai efetuar-se a monitorização da água que entra e sai de cada área de controlo e a pressão de serviço existente, aumentando-se o nível de conhecimento da rede e a rapidez na deteção e correção de roturas de água. Nos dois primeiros anos após a implementação do projeto prevê-se atingir 16 por cento de perdas reais de água.

O projeto integra a aquisição e instalação de novos medidores de caudal e unidades NKE, assim como válvulas de seccionamento que permitam operar e controlar as zonas de medição e controlo criadas e válvulas redutoras de pressão nos troços que atualmente têm pressões de serviço muito elevadas. O sistema de comunicação será com a tecnologia LoRa, para maximizar o sistema existente na telemetria domiciliária com a ligação dos dados ao mesmo protocolo e software.

Carlos Manuel Barão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário