quarta-feira, 29 de julho de 2020

Projeto itinerante fomenta a criatividade no centro de Águeda

Autocarro vai estar estacionado, entre os dias 3 e 7 de agosto, no Largo 1.º de Maio, promovendo atividades criativas para crianças a partir dos 6 anos.

Designa-se “Creactivity”, trata-se de um projeto itinerante do BPI e da Fundação “la Caixa” e, numa colaboração com o Município de Águeda, vai estar presente no Largo 1.º de Maio, entre os dias 3 e 7 de agosto, das 10 às 14 horas e das 16 às 20 horas. 

Este projeto ganha forma dentro de um autocarro, que está equipado com bancos, mesas de trabalho e diversas atividades/workshops para crianças a partir dos 6 anos, estimulando o desenho e a criatividade. A viatura está convertida numa unidade móvel totalmente adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, facilitando tanto o acesso como a participação ao longo das atividades. 

A percorrer o país de Norte a Sul e ilhas desde setembro de 2018, este projeto tem por objetivo estimular a capacidade de desenho e o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples. As crianças participam em ateliês, num espaço interativo, com recurso a materiais do quotidiano e ferramentas com diferentes graus de tecnologia para dar vida às suas ideias. 

O espaço dispõe de várias áreas para pôr em prática diferentes competências: a zona da Mecânica, com espaços de engrenagens, máquinas, berlindes e paintballs; a zona do Vento, com tubos de vento; a zona da Eletricidade, e a zona da Luz, com o sistema stopmotion. 

De uma forma lúdica e colaborativa, o projeto permite explorar os materiais, planear, criar novos desenhos, utilizar materiais comuns e dar-lhes novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares, despertando o engenho, a habilidade e a criatividade. Também se trabalham outras competências mais transversais, como hábitos de aprendizagem cooperativos, autoconhecimento para a aprendizagem e a criação e realização de projetos. 

Os ateliês são dirigidos a grupos de crianças, principalmente entre os 6 e os 16 anos, bem como a grupos familiares. Um monitor acompanha as crianças através de um processo de criação em que os adultos acompanhantes, quer sejam professores ou familiares, também são convidados a participar. 

Dada a situação atual, as entidades organizadoras implementaram um protocolo rigoroso de participação para evitar qualquer tipo de risco e/ou contaminação, cumprindo assim com as medidas ditadas pela DGS. 

As sessões, que têm uma duração estimada de 90 minutos, são gratuitas. Os interessados em obter mais informações sobre os workshops para grupos ou quem pretenda fazer uma reserva prévia deve usar os seguintes contactos: 308 80 26 99 ou portugal@creactivitybus.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário