segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Cantanhede | Aprovado na reunião de executivo: Câmara aprova protocolo de vacinação de idosos

A Câmara Municipal de Câmara, na sua reunião de executivo de 20 de outubro, aprovou, por unanimidade, um protocolo com a Dignitude para dar cumprimento ao plano nacional de vacinação aos idosos do concelho, num investimento de 4500 euros.

Em março de 2020, a Associação Dignitude deu inicio à Emergência abem “COVID-19”, com o objetivo de proteger os seus beneficiários e apoiar no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde às pessoas que ficaram em situação de carência súbita devido à crise económica que se instalou, auxiliando ainda cidadãos de grupos de risco no acesso aos medicamentos hospitalares em casa ou numa farmácia perto do seu domicilio, preservando, assim, a sua saúde e cumprindo as regras de confinamento impostas.

Com o número de infetados a crescer no nosso país, assim como no concelho de Cantanhede, perspetiva-se no imediato uma situação ainda mais gravosa, pois à pandemia da COVID-19 irá juntar-se a gripe sazonal.

Com o objetivo de proteger os mais vulneráveis de forma reforçada e de atuar a nível preventivo, a Associação Dignitude vai alargar a resposta da Emergência abem “COVID-19” permitindo vacinar os maiores de 65 anos nas farmácias.

Neste contexto foi criado o Programa “Vacinação SNS Local” para proteger a população com mais de 65 anos, que desta forma, poderá vacinar-se gratuitamente numa farmácia da sua preferência, à semelhança do que acontece nos centros de saúde”, referiu a vereadora com o pelouro da Saúde, Célia Simões, frisando que “para o efeito, estabeleceu-se uma parceria em que o Ministério da Saúde fornece as doses da vacina contra a gripe sazonal, que serão administradas nas farmácias que aderirem a esta iniciativa (e que cumpram os necessários critérios técnicos), suportando o município 90% do preço da administração da vacina até ao valor máximo de 2,25 euros por ato”.

Desde outubro de 2018 que o Município de Cantanhede mantém com a Associação Dignitude uma parceria concretizada no Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que tem decorrido de forma exemplar, constituindo um contributo fundamental para que os munícipes mais vulneráveis tenham acesso aos medicamentos de que necessitam.

Neste sentido, e com o objetivo a fazer chegar à população com mais de 65 anos a vacina da gripe sazonal de forma atempada, a autarquia adere à campanha “Vacinação SNS Local”, num protocolo celebrado com o Serviço Nacional de Saúde, a Associação Nacional de Farmácias e a Associação Dignitude.

Com a adesão a esta iniciativa, o Município de Cantanhede garante a reserva de 2000 doses da vacina contra a gripe sazonal, a serem distribuídas pelas farmácias do concelho, permitindo, assim, que 2000 munícipes com mais de 65 anos sejam vacinados de forma gratuita, garantindo-lhes a proteção possível contra mais esta ameaça.

As farmácias aderentes são: Neves Suc. (Ançã), Carolino (Ançã), Garcia Secades (Cadima), S. Damião (Cordinhã), Castanheira (Febres), Central (Murtede), Salutis (Tocha), Elísio Andrade (Tocha), Seixo (Cantanhede), Cruz (Cantanhede), Central (Cantanhede), Miraldo (Covões) e Varela Moreira (Sepins).




Nenhum comentário:

Postar um comentário