segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Workshop de BTT, no Águeda Bike Park. Intitulada “Pedalar como um profissional”

 Iniciativa decorreu no sábado, no Águeda Bike Park, onde amantes da modalidade puderam aprender técnicas com atletas de renome internacional

A Câmara Municipal de Águeda promoveu, no sábado passado, um workshop de BTT, no Águeda Bike Park. Intitulada “Pedalar como um profissional”, a iniciativa possibilitou a interação entre praticantes da modalidade e atletas de renome internacional, num ambiente que aliou o ensino teórico e a demonstração prática das técnicas ensinadas.

“Nesta ação, os amantes de downhill puderam aprender de perto com atletas de renome internacional e figuras de destaque numa modalidade exigente. Foi uma oportunidade para que os jovens e praticantes amadores de Águeda pudessem não só conhecer os seus ‘ídolos’ como aprender com as suas experiências”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda.

Jack Reading, com 10 anos de experiência como atleta de downhill a participar em competições mundiais (35.º no ranking mundial); Dan Slack, atleta de downhill júnior, medalhado com a prata no Campeonato do Mundo de 2020 (3.º no ranking mundial de juniores); e Elliot Bond, mecânico da equipa (SR Suntour One Vision Racing), foram os formadores deste workshop.

Esta formação, que decorreu no âmbito de um ciclo que está a ser promovido pela Autarquia com o objetivo de capacitar os atletas e técnicos desportivos para as suas áreas de competição, possibilitou o diálogo e interação com atletas de renome, com os quais os participantes puderam aprender algumas técnicas, nomeadamente de como fazerem os saltos e outras habilidades de uma forma mais segura.

Depois das linhas gerais da formação, cada um dos participantes teve a oportunidade de dialogar e aprender de uma forma individual com Jack Reading, treinando alguns aspetos que cada um pretendia melhorar. Os participantes também puderam andar com Dan Slack e treinar o controlo de velocidade e aprender com Elliot Bond como montar a bicicleta peça a peça.

Um dos aspetos treinados durante este workshop foi o equilíbrio na bicicleta, considerado essencial para qualquer competição, para além das técnicas de downhill mais populares como saltos, curvas e pump.

A progressão e melhoria de habilidades que os participantes demonstraram no final do workshop foram notórias, resultados que justificam a aposta neste tipo de ações e motivam a Câmara de Águeda a continuar a realizar iniciativas que promovam o enriquecimento prático das várias modalidades desportivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário