sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Na Reunião Pública de Câmara de 21/10/2020: Câmara Municipal de Évora aprova moções em defesa do serviço nacional de saúde e do direito à saúde das populações


Foi aprovada, por unanimidade, uma moção pela “Reabertura Imediata das Extensões de Saúde das Freguesias Rurais do Concelho de Évora”, apresentada pelos eleitos pela CDU. Esta tomada de posição pública do Executivo Municipal considera não existirem razões que justifiquem a não reabertura imediata das Extensões de Saúde das Freguesias Rurais, cujas populações continuam numa situação de privação do direito aos cuidados de saúde pública de proximidade.

“Pelo Reforço e Não Desmantelamento do Serviço de Pediatria do Hospital do Espírito Santo” foi a moção apresentada pelo Vereador eleito pelo PSD, que foi aprovada, com alterações, por maioria, com a abstenção do Vereador do PS presente. Na declaração de voto apresentada, o Vereador João Ricardo explicou que na sua perspetiva não está em causa o desmantelamento deste serviço, antes uma situação de dificuldade transitória por falta de médicos especialistas. 

O Presidente da Câmara informou os eleitos sobre a evolução da pandemia COVID19 no Concelho de Évora: continua ativo e em investigação um surto com origem num ginásio da cidade, no decurso do qual estão identificados 33 casos de infeção. Quanto aos outros dois surtos localizados em Évora, Quinta da Sizuda e GNR, não foram registados mais casos de contágio relacionados. O número total de casos identificados de infeção por COVID19 no Concelho de Évora tem aumentado nos últimos dias, embora numa dimensão relativa inferior ao nível nacional. Regista-se como fator positivo a inexistência de contágio comunitário bem como a recuperação de 130 pessoas.

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento, no passado dia 16 de outubro, do Dr. João Transmontano. Reconhecido pela sua honestidade, competência e dedicação aos cargos públicos que ocupou, João Transmontano, para além de Presidente do Município de Portalegre, desempenhou funções diretivas na Segurança Social e foi Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Foi ainda aprovada por unanimidade a abertura de concurso público para a empreitada de construção do Centro de Convívio do Bairro de Santo António.

Para além destes assuntos, foram apresentadas pelos eleitos e aprovadas 75 propostas para deliberação, 14 para ratificação, 1 para retificação e 3 para conhecimento.

As Ordens de Trabalhos e as Atas das Reuniões Públicas da Câmara Municipal estão disponíveis para consulta no site oficial da CME. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário