segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Portugal já recebeu mais 70 mil doses da vacina


A ministra da Saúde acompanha a vacinação contra a Covid-19 no Hospital Curry Cabral, em Lisboa. A governante destaca o “momento simbólico” numa unidade com “um desempenho significativo” no combate à pandemia.

“Desde há longos meses trabalham para que os portugueses tenham os melhores cuidados em ambiente de pandemia. É muito bom partilhar com eles a sua própria vacinação. É um sinal de esperança”, reforça.

Marta Temido destaca, ainda assim, a necessidade de manter as regras básicas até que a imunidade de grupo seja alcançada.

Esta segunda-feira chegaram mais 70 mil doses da vacina da Pfizer a Portugal, adianta a ministra, que permitirá o alargamento da vacinação a mais unidades de saúde e aos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

"Estes são os primeiros momentos de um processo que não podíamos deixar de partilhar com todos", admite.

Utentes de lares e de cuidados continuados começam a ser vacinados a 4 de janeiro

Diogo Serra Lopes diz que não estão previstos atrasos na entrega das vacinas e, se o calendário for cumprido, os grupos prioritários começam a ser vacinados em fevereiro.

Os profissionais de saúde nos centros de saúde e nos outros hospitais de todo o país vão começar a ser vacinados ainda esta semana. No Fórum TSF, Diogo Serra Lopes, secretário de Estado da Saúde, avançou que a partir da próxima segunda-feira, 4 de janeiro, começam a ser vacinados os utentes de lares e unidades da rede nacional de cuidados continuados

"O que está previsto neste momento - e depende sempre de qual é a data de chegada dos lotes - é que se inicie na semana de 4 de janeiro. Exatamente o dia dependerá sempre da chegada das doses", adianta Diogo Serra Lopes em entrevista ao jornalista Manuel Acácio.

Diogo Serra Lopes diz que não estão previstos atrasos na entrega das vacinas e, se o calendário for cumprido, os grupos prioritários começam a ser vacinados em fevereiro.

Quanto às próximas fases da vacinação, Diogo Serra Lopes esclarece que "a primeira e a segunda fase terminariam, com aquilo que temos de expectativas de entregas até agora, por volta do mês de maio e, portanto, a terceira fase, a fase de vacinação universal só se iniciaria durante o mês de junho, o que quer dizer que teremos um longos meses de vacinação, sempre com esse horizonte de esperança à frente".

TSF

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário