sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Águeda entre os concelhos que mais empresas coloca nas 1.500 maiores do distrito

 O concelho de Águeda lidera no número de empresas que coloca na listagem (150) relativamente ao número total de empresas existentes em cada Município.

Estão localizadas em Águeda 150 das 1.500 maiores empresas do distrito de Aveiro, segundo um ranking publicado pelo Diário de Aveiro, que demonstra o dinamismo e força económica do concelho.

De acordo com a informação disponibilizada na referida publicação e que se reporta aos dados financeiros de 2019, estas 150 empresas obtiveram um volume de negócios de 1,12 mil milhões de euros, um valor que evidencia um crescimento de 9,44% relativamente ao alcançado pelas mesmas empresas no exercício anterior.

“Estes indicadores são demonstrativos do espírito empreendedor e do enorme dinamismo empresarial dos aguedenses”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, que aproveita para congratular os empresários pelo desempenho e pelo contributo para a afirmação de Águeda como um concelho com uma matriz económica forte. Também agradece ao jornal local pelo trabalho editorial realizado.

De acordo com o ranking, o concelho de Águeda está entre os mais representativos na listagem das 1.500 maiores do distrito de Aveiro, a seguir a Santa Maria da Feira (309 empresas) e Oliveira de Azeméis (166 empresas). Com base neste indicador, é possível ainda concluir que Águeda tem o maior rácio entre o número total de empresas existente em cada concelho - segundo os dados da Por Data (2018) – e a quantidade de empresas que os mesmos concelhos têm no referido ranking.

Ou seja, de facto, Águeda é o concelho que, em termos comparativos, mais empresas tem representadas na referida listagem, já que estas 150 empresas sediadas em Águeda e que constam do ranking partem de um universo total de 5.422 entidades registadas no concelho, o que lhe confere um rácio de 2,77%, o maior entre os concelhos do distrito de Aveiro (ex aequo com S. João da Madeira).

De realçar ainda que, segundo o referido ranking, estas 150 empresas sediadas em Águeda empregavam, em 2019, um total de 9.766 pessoas, o que posiciona o concelho entre os maiores empregadores do distrito de Aveiro e o maior da Bairrada.

Tal como já havia sido divulgado recentemente por um outro jornal local, Águeda continua a ser o concelho com melhor posicionamento entre os Municípios da Bairrada, nos vários indicadores em análise, seja pelo número de empresas, pelo volume de negócios alcançado em 2019, seja ainda pelo número de empregos.

A este reconhecimento somam-se outros que têm sido alcançados pelas empresas de Águeda, nomeadamente com a atribuição, no ano passado pelo IAPMEI, do estatuto PME Líder a 111 empresas e o de PME Excelência a 33 destas, colocando Águeda como o segundo concelho do distrito de Aveiro com mais empresas a receber este galardão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário