sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Investimento na Educação - Grandes Opções do Plano e Orçamento 2021

                Grandes Opções do Plano e Orçamento 2021 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresenta o último dos seus seis eixos principais na governação do Município, através de um vídeo divulgado nos vários canais de comunicação institucionais, dando ênfase ao Investimento na Educação, no âmbito de uma nova ação de Comunicação para aprofundar e explicar aos Cidadãos as Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2021.

Nas frentes principais para este eixo em 2021, sublinha-se a continuidade da opção de qualificar, renovar e melhorar as infraestruturas, tal como a Vida de todos os profissionais de Educação e das Nossas Crianças e Jovens.

Desde 2013, a CMA já recuperou e qualificou seis estabelecimentos de ensino, num investimento de 6 Milhões de Euros com a utilização de fundos comunitários.

Estão a iniciar-se as empreitadas de qualificação dos Jardins de Infância e Escolas Básicas da Quintã do Loureiro, da Póvoa do Paço e de Azurva. Os Jardins de Infância e as Escolas de 1.º Ciclo do Bonsucesso, Areais, Solposto e Barrocas encontram-se em fase final de projeto.

Neste ano de 2021 está definida a conclusão dos projetos, lançamento dos concursos e início das obras do Novo Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima, Eixo e Esgueira.

Todas estas obras representam um investimento para 2021 e anos seguintes de 20 milhões de euros.

Em 2021, a CMA vai iniciar os projetos de reabilitação dos Jardins de Infância de Eixo e Oliveirinha, assim como das Escolas de 1.º Ciclo e Jardins de Infância de Sarrazola, Leirinhas e Alumieira, cumprindo então todas as obras definidas na Carta Educativa do Município de Aveiro.

Para o presente ano, a CMA tem um pacote 6,2 Milhões de Euros para o apoio à Gestão Escolar, ao pagamento de despesas correntes, apoio à família, atividades curriculares, fornecimento de refeições escolares, serviços de transporte e recursos humanos. Serviços que são assumidos pela Câmara Municipal do Pré-Escolar ao Ensino Secundário, no âmbito do processo de descentralização na área da Educação.

A Educação é a principal prioridade do investimento da CMA, numa ação desenvolvida em equipa com toda a comunidade educativa, com destaque para as direções dos agrupamentos de escola do Município.

Assista ao vídeo em:

- Facebook: https://fb.watch/2TUHrMdvNM/

- Youtube: https://youtu.be/NOzHGnhi4bw

Nenhum comentário:

Postar um comentário