sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Mau tempo: Casa desaba ao ser atingida por duas derrocadas na Madeira


Uma casa desabou hoje de manhã na freguesia do Faial, concelho de Santana, depois de ter sido atingida por duas derrocadas durante a madrugada, na sequência do mau tempo que afetou o arquipélago da Madeira, indicou fonte dos bombeiros.

"Na casa viviam duas pessoas, que foram aconselhadas a sair antes do desabamento e que se encontram agora em casa de familiares", disse à agência Lusa a mesma fonte, vincando que esta foi a "ocorrência mais significativa" que os Bombeiros Voluntários de Santana registaram durante a noite.

A moradia, localizada no sítio do Lombo Galego, freguesia do Faial, na costa norte da ilha da Madeira, foi atingida por uma derrocada cerca das 01:00 e, horas depois, voltou a ser atingida por outra.
"A casa não resistiu e acabou por ruir às primeiras horas da manhã", disse a fonte dos bombeiros.

Santana foi um dos concelhos mais afetados pelo mau tempo que se fez sentir no arquipélago da Madeira até à madrugada de hoje, juntamente com os de São Vicente e Porto Moniz, também na costa norte, e o de Machico, na zona leste da ilha.

De acordo com as corporações de bombeiros destes municípios, não foram sinalizadas ocorrências graves durante a noite, mas verificaram-se várias derrocadas e quedas de árvores.

A Secretaria Regional de Equipamento e Infraestruturas indicou, por seu lado, que oito estadas regionais estão encerradas nos concelhos de São Vicente, Machico, Santana e Funchal devido às más condições meteorológicas, incluindo queda de neve na área do Poiso e Pico do Areeiro, e vários troços estão condicionados em diversos pontos da ilha.

A costa norte e as regiões montanhosas da Madeira estiveram sob aviso vermelho, o mais grave, entre as 18:00 de quinta-feira e as 03:00 de hoje, devido a períodos de chuva ou aguaceiros fortes associados à depressão Filomena.

A tempestade perdeu, entretanto, intensidade, mas o Serviço Regional de Proteção Civil mantém a costa norte e a zona sul da Madeira sob aviso laranja para vento forte e aviso amarelo para agitação marítima.

As regiões montanhosas estão também sob aviso laranja para vento forte e aviso amarelo para queda de neve, ao passo que a ilha do Porto Santo está sob aviso amarelo para agitação marítima e vento forte.

A Capitania do Porto do Funchal mantém o aviso de agitação marítima forte, mas procedeu ao cancelamento dos avisos de vento tempestuoso e de má visibilidade.

A operação no Aeroporto Internacional da Madeira está condicionada.

Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário